Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2004 - 04h12

Interesse por bruxaria aumenta com Harry Potter

Publicidade

do Agora

Não é de hoje que poções mágicas, vassouras voadoras e maçãs envenenadas enfeitiçam as crianças. Afinal, quem é que, durante a infância, nunca se encantou com Branca de Neve, Cinderela e outras fábulas cheias de magia?
Agora, com o lançamento de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", terceiro filme da série que conta as aventuras de uma criança que se torna aprendiz de bruxo, o interesse pela bruxaria cresceu ainda mais --e o que não falta são baixinhos, os maiores fãs do personagem, dispostos a aprender tudo sobre o tema.

Que o diga Tânia Gori, dona da escola de esoterismo Casa de Bruxa, em Santo André, na região do ABC paulista.

"A cada lançamento de Harry Potter, cresce o número de crianças e de adultos interessados em aprender bruxaria."

Para atender a demanda infantil, Gori criou um curso só para as crianças. O estudante Danilo Cardenas D'Ângelo, de dez anos, é um dos alunos. Fã de Harry Potter, ele faz o curso para aprender mais sobre as técnicas de seu ídolo. D'Ângelo começou a se interessar por esoterismo antes do lançamento dos filmes e dos livros, mas, quando conheceu o personagem, o interesse se tornou quase uma obsessão.

"Já assisti a todos os filmes e li os livros. Agora, estou lendo outras publicações sobre bruxaria." Em março de 2003, o estudante começou a fazer o curso de bruxaria. "Aprendi bastante, mas o que mais me impressionou foi saber que, durante a Inquisição, os bruxos eram caçados e queimados na fogueira", conta o garoto.

Atualmente, D'Ângelo freqüenta o segundo estágio do curso e anuncia que já dispõe de conhecimentos "avançados".

A estudante Ana Carolina Zago, 15, também freqüenta o curso de bruxaria. "Comecei por influência da minha mãe, que fez um curso sobre o tema para adultos. Mas é claro que gosto do bruxinho e meu interesse aumentou ao conhecê-lo."

O também estudante Marcos Almeida, 12, nunca fez cursos para virar um mago, mas elegeu Harry Potter seu ídolo. "Tenho pôster dele no quarto e não sosseguei enquanto o meu pai não comprou uma roupa igual à dele."

Vassoura

Maria Fernanda Christo, 13, é outra fã do bruxinho das telas. "Uma semana antes do lançamento do último filme, já tinha combinado com as minhas amigas para irmos assistir. Fiz questão de ir ao cinema no dia do lançamento", conta a estudante, que nem se importou com as filas.

"Ficaria doente se deixasse para outro dia", diz ela. Na casa da estudante, não faltam uma vassoura na porta --"para espantar os maus espíritos"-- e um chapéu de bruxa, que ela deixa exposto em seu quarto.

Leia mais
  • Curso sobre bruxaria estreita contato com a natureza


    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre bruxaria
  • Veja o que já foi publicado sobre Harry Potter

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página