Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2004 - 06h49

"Pais devem tentar negociar com os filhos"

Publicidade

LEANDRO FORTINO
da Folha de S.Paulo

A psiquiatra Maria Elizabeth Pascual do Valle, 51, trabalha com terapia de família há 12 anos e tem três filhos, de 23, 24 e 27 anos. É contra a palmada educativa e nunca precisou bater neles.

Entre os dias 21 e 24 de julho ela presidirá o 6º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, em Florianópolis, organizado pela Abratef (Associação Brasileira de Terapia Familiar). Para ela, os pais devem ensinar os filhos a negociar, ser firmes e não permitir que o filho queira mandar mais que os pais.

Folha - Bater nos filhos é uma maneira de educar?
Maria Elizabeth Pascual do Valle
- A necessidade de botar limites é fundamental, mas ter de bater para educar não é. Muitas vezes você tem de segurar firmemente.

Folha - A sra. tem filhos. Já precisou bater neles?
Valle
- Já tive de pegar com força. Bater é contra os meus princípios. Mas já vi pessoas tendo de dar uma palmadinha, sem dano maior.

Folha - Então uma palmadinha é permitida?
Valle
- Não. Tem de se colocar limites, muitas vezes tem de segurar o filho, mas não ser violento, porque violência gera violência.

Folha - Quais seriam os limites razoáveis de um castigo corporal?
Valle
- Sou contra castigo corporal. É preciso ensinar os filhos a negociar, ser firme e não permitir que o filho comece a dar pontapés ou a querer mandar mais que os pais. Uma das coisas fundamentais numa relação familiar é a estrutura. A gente vê muitas vezes filhos comandando pais. Isso não pode acontecer. Acho que o pai pode segurar o filho, pois é natural que a criança tenha acessos de raiva.

Folha - O que os pais devem considerar antes de bater?
Valle
- Quando um pai bate no filho é porque ele está com muita raiva. Não consegue ponderar muito. Quando ele consegue ponderar e pensar, vê alternativas.

Folha - Muitos batem e depois se sentem culpados.
Valle
- Daí é pior, porque a criança não entende que aquilo que ela fez é errado.

Folha - Ameaçar funciona?
Valle
- Se você ficar prometendo que vai bater e não bate, não dá. Perde a credibilidade. É melhor negociar com algo que ele queira.

Leia mais
  • Campanha busca abolir palmada "pedagógica"
  • "Bater não é espancar; tem de haver limites"

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre palmadas em crianças

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página