Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 09h04

Raquel tem compulsão por sexo, comida e compras

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Comportamentos compulsivos são uma marca registrada de Raquel (nome fictício), 37, professora do interior paulista. Formada em pedagogia e filosofia, fez duas pós-graduações e 86 especializações. Mas sua lista de excessos não pára por aí. Ela já passou por diversas outras compulsões, como sexo, comida e compras.

Casada desde os 15 anos, Raquel também classifica seu sentimento pelo marido como um vício. "Eu o amo demais, mais do que meus filhos. Mas vou sarar, preciso aprender a me amar antes", afirma. Atualmente freqüentando o grupo de apoio às Mulheres que Amam Demais (Mada), a professora vem a São Paulo toda semana, apenas para as reuniões.

O casamento de Raquel também passou por conflitos devido à compulsão sexual. "Meu marido funcionava a 20 km por hora, e eu, a 200". Ela afirma ainda precisar de sexo pelo menos três vezes por dia, mas, como não consegue manter essa freqüência com o marido --que trabalha em outra cidade durante a semana--, diz confiar em seu "poder superior" para controlar sua dependência.

Para dominar a compulsão por comida, Raquel toma remédios e freqüenta os Comedores Compulsivos Anônimos (CCA), mas ainda tem momentos de crise. "Quando fico ansiosa, como uma pizza inteira, perco o controle."

A compulsão por compras também acompanha Raquel há tempos. Ela afirma que, desde a infância, gasta sem medida e que não pode ter dinheiro algum em mãos. "Comprei uma cozinha e uma sala, sem necessidade e sem ter um tostão para pagar. Fiz uma dívida de mais de R$ 5.000." Ela diz que ainda pretende freqüentar os Devedores Anônimos.

Além dos grupos de apoio, Raquel diz encontrar ajuda na religião. Evangélica há 12 anos, ela atribui a seu pastor --e terapeuta-- a consciência de suas doenças. "Procurar ajuda ameniza a compulsividade.

Você acredita no "poder superior" e deixa tudo na mão dele. Não tenho esperança de ser curada, mas vou melhorar."

Leia mais
  • Dependentes e compulsivos se disseminam na sociedade
  • Psiquiatras defendem uso de remédios
  • Vaidoso, advogado tem obsessão pela beleza perfeita
  • Mundo virtual alimenta estudante
  • Cláudia não consegue ficar um dia sem praticar esporte

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre comportamento compulsivo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página