Leite desnatado reduz os riscos de hipertensão
da Folha de S.Paulo
O leite desnatado pode ser um bom aliado para a saúde cardiovascular feminina.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard e divulgado na "Hypertension", revista da Associação Americana do Coração, mostrou que mulheres que bebem leite semidesnatado e ingerem altas doses de cálcio e de vitamina D por meio de alimentos --e não de suplementos-- têm um risco menor de desenvolver hipertensão arterial.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após avaliar as dietas de aproximadamente 30 mil mulheres de meia-idade.
Ao examinar especificamente os efeitos do leite, eles descobriram que as mulheres que bebiam duas ou mais porções de leite desnatado por dia reduziram seu risco de hipertensão em 10% em comparação àquelas que consumiam esse alimento menos de uma vez por mês. Esses benefícios não foram observados, porém, nas mulheres que usavam leite integral ou suplementos de cálcio e de vitamina D.
A diretriz dietética norte-americana defende o consumo de três copos de leite desnatado ou semidesnatado por dia. As Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial também recomendam a inclusão de produtos lácteos desnatados na alimentação.
O leite possui, em sua composição, nutrientes importantes para a saúde, como proteínas, cálcio, potássio e as vitaminas A e D.
Leia mais
- Incorporação de hábitos ocidentais aumenta risco de diabetes em japoneses
- Conheça os principais avanços em saúde que devem chegar ao Brasil em 2008
- Verão é melhor estação para os hipertensos, aponta pesquisa
- Saiba mais sobre o colesterol e aprenda a controlá-lo
- Livro traz receitas elaboradas para manter o coração saudável
Especial

