Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2004 - 08h47

Exercícios e alongamentos fortalecem a coluna e previnem dores

Publicidade

KARINA KLINGER
free-lance para a Folha

Imagine uma pilha de copos em equilíbrio: um pequeno empurrão pode acabar com a cascata de vidro em segundos.

O exemplo cai bem quando o assunto em pauta é sua coluna vertebral. Apesar de mais resistente, esse emaranhado de ossos, músculos e nervos não se quebra de uma hora para outra, mas pequenos empurrões, bruscas torcidas de costas ou posições desajeitadas também podem acabar com a sua estrutura.

Sendo assim, quem quer distância das dores lombares deve seguir à risca recomendações como prática regular e não exagerada de exercícios físicos, dieta balanceada (para que o sobrepeso não recaia sobre a coluna) e distância do cigarro, além de atenção especial para a postura corporal.

Se você não está a fim de ingressar nesse hall de sofredores --cerca de 80% da população já tem, teve ou terá dor nas costas--, é bom ir se acostumando a levar mais a sério o conselho dos médicos.

"Os exercícios físicos são essenciais porque fortalecem os músculos que sustentam a coluna. O cigarro é um veneno, suas substâncias tóxicas impedem o fluxo sangüíneo pela região da coluna. Os quilos extras a sobrecarregam. Por fim, vêm os movimentos e posturas inadequadas. Tortura-se muito a coluna vertebral", alerta o reumatologista José Goldenberg, autor do livro "Coluna, Ponto e Vírgula" (editora Atheneu). "Basta pouco para provocar a dor. Uma simples noite mal dormida até um esforço acima do normal e os problemas batem à porta", complementa.

Mas, se existe um lado bom nesse inconveniente tão popular, é que hoje se sabe que mais da metade dos casos de dores na coluna são causados por problemas decorrentes de causas que podem ser facilmente reparadas, como deixar de sentar-se curvado diante do computador ou torcer a coluna bruscamente na pressa ao sair do carro. "Como escondem causas benignas, esses casos se curam praticamente sozinhos", diz o reumatologista Jamil Natour, da Universidade Federal de São Paulo.

Às vezes a dor nas costas pode indicar um problema mais sério, mas segundo os médicos, esses casos são exceções. O sintoma pode sinalizar um tumor, uma infecção mais grave ou até mesmo uma fratura, mas o diagnóstico costuma ser complexo e depende de uma boa consulta clínica.

Se você já consultou um médico e constatou que por trás da dor que sente estão os hábitos inadequados de vida, a reportagem do Equilíbrio traz ao lado alguns exercícios que podem ser úteis para evitar a dor. Segundo a fisioterapeuta Luciana Couto, da clínica Goldenberg, todo cuidado é necessário. "Exagerar na dose pode ser pior. O ideal é que antes de fazer os exercícios recomendados, o paciente tenha passado antes por uma avaliação médica", orienta.

Para a fisioterapeuta, as pessoas devem estar mais atentas à sua coluna vertebral durante a prática de atividades diárias e corriqueiras. "Os exercícios são fundamentais porque fortalecem os músculos que sustentam a coluna", explica.

A administradora de empresas Gisele Maia, 37, que tem fibromialgia, dor muscular generalizada, costuma fazer os exercícios. "Era sedentária, as sessões de alongamento são hoje o que me confortam, conta Gisele.

Para prevenir dores nas costas

(repita de duas a três vezes por semana)

1. Equilibrar: como a ajuda de uma bola, eleve o quadril para posicionar a coluna corretamente. As pernas não devem estar nem abertas, nem muito fechadas. A bola ajuda a manter o posicionamento adequado da coluna
2. Exercitar: deite-se de barriga para baixo com os joelhos flexionados e os braços estendidos. Em seguida, acentue sua curvatura para alongar-se.
3. Esticar: esse exercício lembra o anterior, a diferença é que o braço direito e a perna esquerda ficam estendidos. Em seguida, faça o oposto, com o braço esquerdo e a perna direita
4. Alongar: Um elástico ou cinto pode ser usado nessa posição. O importante é manter sempre as pernas flexionadas
5. Relaxar: deite-se no colchonete com a barriga para cima e os joelhos flexionados. Essa forma garante apoio para a sua coluna e ainda relaxa

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a coluna vertebral
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página