Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2002 - 09h22

Folha explica moda e estilo

Publicidade

AUGUSTO PINHEIRO
da Folha de S.Paulo

Como são escolhidas as cores que serão tendência nas vitrines na próxima estação? Por qual processo passa uma peça até chegar ao cabide do guarda-roupa? Como a moda de rua chega às passarelas? Respostas a questões como essas, que até podem passar despercebidas, mas fazem parte do cotidiano de qualquer um, estão em "A Moda", livro que integra a série "Folha Explica" e que está sendo lançado hoje com sessão de autógrafos da autora, a colunista da Folha Erika Palomino.

Reprodução
Jornalista Erika Palomino explica conceitos da moda em livro
Jornalista Erika Palomino explica conceitos da moda em livro

Escrito de uma forma leve e didática, a jornalista analisa a moda em diversos contextos -político, econômico, social, comportamental. Aborda o tema da antimoda, do visual criado pelos jovens na rua como um grande "não" à ditadura de moda, o que enriquece os conceitos de criação, criatividade, cópia e auto-afirmação e mostra uma das faces mais autênticas do modo de vestir e de se situar na sociedade. É por isso que está lá a foto de uma garota arrebitando o popô em um baile funk.

Segundo Erika, as tribos urbanas, como a de punks, góticos e clubbers, cederam lugar na época atual ao "supermercado de estilos". Isto é, um verdadeiro caldeirão, com os signos de décadas passadas disponíveis como referência para estilos cada vez mais individuais e não-rotuláveis.

Em uma época em que "a moda entrou na moda" no Brasil, como escreve a autora, o livro traz um panorama da moda feita no país, dos precursores, como o glamouroso estilista Dener, até os dias atuais, em que a moda ganhou uma cara mais brasileira, menos cópia de Paris e adjacências. Vários nomes brasileiros se destacam no exterior, como os estilistas Alexandre Herchcovitch e Ocimar Versolato. Gisele Bündchen virou celebridade, e outras garotas também estampam os belos rostos pelo planeta, como Caroline Ribeiro.

E você também participa disso. Como diz Erika, "ao acordar, abrir o armário e vestir-se, mesmo que seja com uma camiseta e um jeans, você está fazendo um manifesto de moda. Seu look é o modo como você se apresenta para o mundo e diz: "Este sou eu; eu sou assim'".

"Folha Explica A Moda"
Autor: Erika Palomino
Editora: Publifolha
Páginas: 104
Quanto: R$ 17,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página