Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 14h47

Entenda o que é cisticercose

Publicidade

da Folha Online

A cisticercose, uma das possíveis causas do surgimento de um cisto na região frontal da cabeça da atriz Malu Mader, 38, é causada pela larva da solitária (Taenia solium), que se estabelece em tecidos humanos, como o cérebro. Quando isso acontece, pode causar problemas visuais e neurológicos.

Como se adquire: O homem ingere os ovos da solitária, que podem estar em legumes e verduras mal lavados, frutas experimentadas no supermercado ou na feira e até mesmo em sanduíches "naturais" feitos sem higiene adequada. Esses produtos "in natura" são contaminados quando entram em contato com dejetos humanos de alguém que possui solitária --geralmente, isso acontece nos locais de origem dos alimentos.

Conseqüências: O cisticerco se instala em algum tecido do corpo humano. Nos casos mais graves, ao se instalar no cérebro, pode provocar lesões graves, provocando crises de epilepsia.

Sintomas: Cefaléia, epilepsia, edemas e vômitos surgem quando o parasita começa a ser desintegrado pelo próprio organismo humano, inflamando os tecidos ao redor --depois, resta uma cicatriz calcificada. A doença pode se estabelecer em 15 dias, mas pode também ficar anos sem se manifestar.

Diagnóstico: A cisticercose é detectada por meio de análise de amostra de liquor e imagens cerebrais obtidas por tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Tratamento: Pode ser feito com vermicidas ou outras drogas que atuam sobre a inflamação que o cisticerco provoca. Nos casos de obstrução das vias internas que causam hidrocefalia ou quando o cisticerco se comporta como um tumor, a indicação de tratamento é cirúrgica.

Leia mais
  • Atriz Malu Mader deixa hospital em Florianópolis
  • Exame detecta cisto no crânio de Malu Mader
  • Malu Mader está consciente e se recupera de convulsão
  • Após mal súbito, Malu Mader é internada em Florianópolis

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Malu Mader
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página