Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 11h19

Internet protege e encoraja quem está na mesma situação

Publicidade

DENISE MOTA
Colaboração para a Folha

Encontrar pessoas que estejam passando pelo mesmo processo costuma ser um grande estímulo para quem tenta parar de fumar. É justamente esse o objetivo de Ana Paula Rodrigues Navas, enfermeira de 22 anos, quando navega pela rede. "A internet é uma arma maravilhosa de acesso a todos os que estão na mesma luta. Sempre procuro sites antitabagismo, leio depoimentos, me encorajo, me sinto bem compartilhando o que tenho feito, vejo o que as pessoas fazem e leio artigos médicos para ter essas informações sempre frescas na mente", relata a enfermeira.

Fumante por cinco anos e há três meses sem acender um cigarro, Navas tomou a decisão num quarto de hospital. "Resolvi parar quando meu primeiro Dia dos Namorados com meu namorado foi por água abaixo. Passei muito mal, fui parar no hospital, onde foi diagnosticada uma gastrite que me deixou quatro dias de cama. Revi meus conceitos."

O susto também foi determinante para que o tradutor Benê Cohen, 56, pusesse os três maços diários que costumava consumir no lixo. Ao acordar sem ar e não conseguir voltar ao normal depois de várias noites em que vinha driblando a situação, pensou que poderia trocar, "pelo menos naquele dia", o cigarro por chicletes de nicotina, tática que acabou por ajudá-lo a parar definitivamente.

Há 14 meses sem fumar, depois de 41 anos de cigarros, Cohen diz que quis contar sua história na internet por ter sido esse o lugar onde buscou subsídios. "Ao tomar a decisão, visitei sites sobre métodos para deixar de fumar e também li sobre os esforços dos que estavam tentando ou haviam conseguido se livrar do cigarro. Achei justo contribuir com aqueles que, como eu, fossem buscar ajuda na internet", afirma.

"Normalmente, a pessoa que tenta abandonar o cigarro no início o faz solitária ou anonimamente, pois nem sabe se vai conseguir e, assim, prefere não ficar alardeando sua decisão. Por outro lado, protegida na internet, encontra e se identifica com muita gente que passa ou passou pelos mesmos problemas que ela."

Leia mais
  • Blogs e sites ajudam internautas que querem largar o cigarro
  • Médicos estudam potencial antitabagista da internet
  • Dicas para quem deseja parar de fumar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tabagismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página