Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2006 - 16h10

Mulher incentiva tratamento de disfunção erétil

Publicidade

ANA CESALTINA MARQUES
Colaboração para a Folha de São Paulo(*)

A colaboração da mulher é fundamental para o tratamento da disfunção erétil. Homens que não dispõem desse apoio demoram mais a procurar tratamento, diz a ginecologista e representante da Associação Mundial de Saúde Sexual, Jaqueline Brendler.

A falta de incentivo feminino ocorre principalmente quando ela também tem problemas, como dificuldade para chegar ao orgasmo ou dor durante o ato sexual, analisa Brendler. Essa combinação ocorre em 23,73% dos casais, segundo levantamento realizado pela especialista.

Entre as mulheres que atrapalham o tratamento, as que confundem a
dificuldade de ereção com a falta de atração sexual do parceiro são maioria. A situação é mais freqüente quando não há diálogo entre o casal.

O urologista e professor da Unifesp Joaquim Francisco de Almeida Claro
relata casos em que mulheres não querem que o homem tome o remédio para disfunção erétil, por acharem que o sexo será artificial. "É o pior cenário, porque, em geral, a parceira é a mola propulsora do tratamento."

Muita pressão para que o homem funcione também pode levar ao agravamento o problema. As técnicas de terapia sexual costumam proibir o sexo num primeiro período para extinguir o medo de falhar e afastar as memórias negativas. Ao mesmo tempo estimulam-se situações eróticas e a ereção tende a ocorrer naturalmente, por não haver expectativa.

A situação mais freqüente, no entanto, é aquela em que a mulher saudável procura ajuda para o parceiro. Brendler conta que "muitas chegam a marcar a consulta e acompanhá-los".

O "Estudo da Vida Sexual do Brasileiro", realizado pelo ProSex em 2003,
encontrou evidências de como as mulheres cooperam diante da dificuldade de ereção. Dos homens participantes, 39,1% disseram que a parceira foi compreensiva. Apenas 1,9% deles mencionou irritação da mulher.

(*) Ana Cesaltina Marques participou da 40ª turma do Programa de Treinamento
em Jornalismo Diário da Folha, que foi patrocinada pela Philip Morris Brasil


Leia mais
  • Silêncio nos consultórios prolonga disfunção erétil
  • Paciência é requisito para tratar disfunção na rede pública
  • Prótese foi "presente de Natal" para aposentado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre disfunção erétil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página