Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2006 - 10h11

Confira algumas maneiras de driblar as dores do frio

Publicidade

da Folha de S.Paulo

AGASALHAR-SE
Manter o corpo aquecido é fundamental. Para sentir-se aquecido, o ideal é "vedar" as extremidades do corpo --pés, punhos, mãos pescoço e cabeça. Um aquecedor no quarto pode atenuar as dores noturnas.

APLICAÇÃO DE CALOR
Bolsas de água quente podem trazer alívio imediato para dores musculares, seqüelas de fraturas ou desconfortos provocados por artrose, artrite e fibromialgia. A aplicação local de calor estimula a circulação e relaxa os músculos.

ATIVIDADE FÍSICA
Vencer a preguiça e manter a atividade física apesar do termômetro registrando temperaturas mais baixas é fundamental para evitar dores no corpo. No caso dos pacientes de fibromialgia, o exercício deve ser moderado.

ALONGAMENTO
No frio, esticar-se é preciso. Embora a vontade seja de se "encolher" na cama, a prática de alongamentos é o caminho ideal para evitar a contração dos músculos e ajudar as articulações a se manterem lubrificadas.

FISIOTERAPIA
Quem tem fraturas antigas que voltam a doer com o frio ou doenças ósseas degenerativas pode recorrer a sessões de fisioterapia como estratégia para aliviar os incômodos.

HIDROTERAPIA
Essa prática leva técnicas da fisioterapia para a piscina aquecida e é excelente para idosos e portadores de dores ósseas, articulares e musculares agudas.

MASSAGENS
Disponíveis no mercado em diversos estilos diferentes, ajudam a estimular a circulação e a "destravar" a musculatura enrijecida, aliviando as dores. Para quem sente dores crônicas, o ideal é fazer sessões semanais.

REMÉDIOS
Antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares são consumidos em grande escala por quem sente no corpo os efeitos do frio. Podem aliviar, mas não devem ser tomado sem orientação médica.

Leia mais
  • Ciência não explica, mas ossos e articulações sentem o frio
  • Quem sofre com artrite e artrose sente mais mudança climática
  • Fibromialgia piora durante inverno

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a saúde no frio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página