Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2006 - 14h07

Pratos tradicionais brasileiros surgem em versões mais saudáveis

Publicidade

FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Feijoada, canjiquinha com costelinha, pudim de tapioca, vaca atolada, arroz-de-carreteiro... Os pratos da gastronomia tradicional brasileira podem até dar água na boca, mas nem sempre são muito saudáveis.

Uma pesquisa recém-concluída na UnB (Universidade de Brasília) analisou as comidas mais servidas nos self-services das capitais do Nordeste. Muitas delas tinham mais de 30% de gordura, o máximo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). "O que me deixou mais triste foi ver como as pessoas têm mudado as receitas, acrescentando ingredientes que não têm a ver e nem são saudáveis. Tinha baião-de-dois com creme de leite e caldeirada maranhense com ketchup", descreve Raquel Botelho, nutricionista que fez a pesquisa.

O projeto foi ampliado e começa a ser reproduzido em outras regiões do país. No final, deve resultar em um livro de receitas, com opções mais saudáveis --contendo, no máximo, 30% de gordura-- dos pratos regionais.

Algumas dessas receitas já foram testadas por Botelho. "O importante é manter a característica original do prato, deixando os ingredientes essenciais e mantendo um sabor o mais parecido possível", diz.

A Folha propôs a dez chefs e nutricionistas que fizessem o mesmo com pratos típicos das cinco regiões do país. A idéia era deixar a preparação mais saudável sem modificar muito o sabor. O nutrólogo Daniel Magnoni, do Imen (Instituto de Metabolismo e Nutrição), analisou as receitas e deu mais dicas.

Confira nas reportagens a seguir.

Leia mais
  • Pratos brasileiros mais saudáveis: veja receita da pamonha de sal
  • Pratos brasileiros mais saudáveis: veja receita da vaca atolada
  • Pratos brasileiros mais saudáveis: veja receita do barreado
  • Pratos brasileiros mais saudáveis: veja receita da feijoada

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre receitas saudáveis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página