Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2006 - 09h00

Framboesas são ricas em fibras e em nutrientes; confira receita

Publicidade

RACHEL BOTELHO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Basta colocar uma amora ao lado de uma framboesa para perceber que as duas frutinhas são muito semelhantes. Além de pertencerem à mesma família, são formadas por uma série de pequenos gomos (as verdadeiras frutas) e podem ter cores tão variadas quanto branco, amarelo, rosa, roxo ou preto. Entre as diferenças, o interior da framboesa é oco, e sua planta, um arbusto mais baixo.

O cultivo também é parecido, mas a framboesa necessita de clima muito mais frio. Segundo o pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Clima Temperado Luis Eduardo Corrêa Antunes, os cerca de 20 hectares de plantação da fruta no país se encontram principalmente em Vacaria (RS) e na Alta Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, duas regiões que apresentam essa característica climática.

"Mas a oferta não é grande, visto que a importação de fruta fresca é rara, devido à pouca durabilidade", afirma. Segundo Antunes, dependendo da variedade, a colheita ocorre nos meses da primavera e/ou do outono. Por ser um fruto muito delicado, deve ser conservado em geladeira ou consumido no mesmo dia da compra.

Existem cerca de 200 tipos de framboesa, nativas de todas as regiões mais frias do hemisfério Norte e de algumas do Sul. Cultivada desde a Grécia Antiga, a fruta inspirou diversas preparações culinárias, freqüentemente na forma de xaropes e de molhos usados para acompanhar outras frutas ou na forma de doces e geléias. Ela também dá origem a um popular vinagre aromatizado.

Segundo o "Pequeno Dicionário de Gastronomia", da pesquisadora Maria Lucia Gomensoro (ed. Objetiva), na região francesa da Alsácia a fruta é utilizada na produção de uma aguardente considerada excepcional, conhecida como "framboise". "Por necessitar de grande quantidade de framboesas para produzir uma única garrafa de bebida [30 kg], tem um preço muito elevado e há muita falsificação."

Charlotte Haigh, autora do livro "100 Receitas de Saúde - Alimentos para a Imunidade" (ed. Publifolha), compara-as a pequenas jóias e ressalta suas qualidades nutricionais, inclusive como antioxidantes. "As framboesas estão entre as frutas mais ricas em fibras, que favorecem o controle do colesterol e a digestão, bem como a desintoxicação do organismo", escreve. Haigh menciona ainda seu alto teor de manganês e de vitamina C.

Alimentos para a Imunidade - 100 Receitas Eficientes e Fáceis de Preparar que Aumentam a sua Resistência
Autora: Charlotte Haigh
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha

Leia mais
  • Confira a receita de Framboesas "brulées"
  • Série indica como iniciar prática de pilates, ioga e caminhada
  • Série traz dicas sobre como manter uma vida saudável
  • Livros ensinam a emagrecer com vida saudável; veja receitas
  • Livro mostra como ervas e plantas podem ajudar a melhorar a imunidade
  • Livro resgata origem de 40 meditações e descreve práticas passo a passo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre lançamentos da Publifolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página