Diagnóstico de hiperatividade cresce entre adolescentes nos EUA
da Reuters, em Chicago
Um número cada vez maior de adolescentes vem sendo diagnosticado com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) nos Estados Unidos, indicou o governo americano.
Um estudo do Centro de Prevenção e Controle de Doenças concluiu que o número de diagnosticados com TDAH entre 12 e 17 anos subiu 4% entre 1997 e 2006. Já na faixa etária dos 6 aos 11 anos não houve alteração significativa.
O relatório utilizou dados de uma pesquisa nacional com informações coletadas entre 2004 e 2006 sobre 23 mil crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos.
De um modo geral, aproximadamente 5% dos pesquisados foram diagnosticados com TDAH, um distúrbio que geralmente se evidencia na pré-escola e nos primeiros anos de estudo. Crianças com o problema têm dificuldades para controlar seu comportamento e para se concentrar.
Os pesquisadores estimaram que 4,5 milhões de crianças norte-americanas em idade escolar (5 a 17 anos de idade) sofrem do problema. O índice de meninos é mais de duas vezes superior ao de meninas com TDAH, e as crianças hispânicas tendem a apresentar índice menor do que as não-hispânicas (brancas ou negras) no país.
O estudo não aponta as causas do crescimento do diagnóstico do transtorno entre adolescentes frente ao percentual estável entre as crianças, mas sugere que os mais velhos tenham mais chances de passar por avaliação profissional.
Leia mais
- Guaraná e outros estimulantes podem causar dependência
- Bagunceiros podem se sair tão bem quanto comportados na escola
- Aulas de ioga ajudam a minimizar sintomas de hiperatividade
- País vive febre da "droga da obediência"
Livraria da Folha
- Pediatras do Hospital Albert Einstein esclarecem dúvidas sobre saúde das crianças
- Livro explica o funcionamento do cérebro humano
- Livros desmitificam doenças e trazem informações sobre a medicina
- Médico desvenda de forma leve segredos da linguagem médica
Especial

