Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2007 - 09h10

Confira dicas simples para uma vida sustentável na hora das compras

Publicidade

TATIANA DINIZ
AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo

No supermercado

- Desembale
Evite o excesso de embalagens. A energia usada para fabricar uma única lata de refrigerante é a mesma que a sua televisão utiliza se passar 172 horas ligada. O queijo fatiado, por exemplo, não precisa de bandeja de isopor nem de filme plástico. E, afinal, para que usar uma sacola de plástico para cada três produtos? Para pequenas compras, por exemplo, você pode levar sua sacola de casa.

- Use retornáveis
Não compre descartáveis. De copos e pratos a garrafas, dê preferência aos itens cujo fabricante já prevê a reutilização. Volte a usar garrafas retornáveis de cerveja.

- Prefira produtos locais
Prove os alimentos produzidos na sua região e dê preferência a eles. Além de mais frescos (o que é melhor para a sua saúde) significam um modo de produção menos impactante, e menos emissão de gases no processo de transporte.

- Consuma menos
Repense seu calendário de compras e evite comprar alimentos que estragam rápido --isso significa mais idas ao supermercado, mais queima de combustível fóssil e mais consumo irracional. Antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se se você realmente precisa daquilo. Não compre o que não é necessário e cuide do que vai fazer com o lixo da sua compra.

Fontes: "Carta das Responsabilidades - Vamos Cuidar do Brasil", escrita por crianças brasileiras durante 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente; Douglas Trent, ecólogo pela Kansas University (EUA); Ecolatina; Glen Strachan, Gillian Symons, Ros Wade, tutores e alunos do Educational for Sustainability Programme da London South Bank University (Inglaterra); Rachel Trajber, coordenadora-geral de educação ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação; Raquel Biderman, advogada do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP.

Leia mais
  • Confira dicas simples para uma vida sustentável no dia-a-dia
  • Confira dicas simples para uma vida sustentável no escritório
  • Confira dicas simples de mudanças em sua casa para uma vida sustentável
  • Veja o que é possível mudar no dia-a-dia para frear o aquecimento global
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aquecimento global
  • Confira mais no livro "O Aquecimento Global"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página