Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2001 - 09h33

Homens são mais predispostos à gagueira, dizem pesquisadores

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Pesquisadores são unânimes em reconhecer que há mais homens gagos do que mulheres. Essa predisposição para o sexo masculino, no entanto, não tem explicação científica.

A fonoaudióloga Ana Maria Martinez, por exemplo, acredita que o desenvolvimento da linguagem seja melhor nas meninas, pois elas começam a falar mais cedo. As mulheres, de acordo com ela, teriam as funções cerebrais mais bem distribuídas.

Na opinião da pesquisadora francesa Claire Dinville, o que deve ser notada é a correlação que existe entre a gagueira e todos os distúrbios da elaboração da linguagem (atraso da fala, dislexia, disortografia). Uma explicação para essa predominância seria o atraso no desenvolvimento da linguagem dos meninos.

Herança

Alguns pesquisadores dizem que a gagueira é herdada. Para Ana Maria, se a criança apresentar distúrbios da fala e tiver antecedentes na família, os pais devem procurar ajuda de uma fonoaudióloga o quanto antes.

Há pesquisas que mostram que de 30% a 40% dos gagos vêm de famílias com outros casos. Mas essa influência ainda não está provada devido à carência das árvores genealógicas dos gagos.

Na visão de diversos autores sobre gagueira, o percentual de canhotos entre os gagos é muito mais elevado do que nos outros transtornos da fala. Alguns defendem que os canhotos só gaguejam quando são contrariados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página