Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 11h11

Nível de estrogênio determina desenvolvimento sexual

Publicidade

AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo

Outro fator hormonal envolvido no desenvolvimento sexual é o nível de estrogênio, cuja formação está relacionada à presença de gordura no organismo. Isso faz com que a obesidade seja um dos fatores que mais influenciam a chegada da puberdade.

"As meninas que têm mais tecido adiposo aos sete ou oito anos de idade menstruam primeiro", explica o hebiatra Paulo César Pinho Ribeiro, presidente do departamento de adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A relação entre peso e menarca é valorizada mesmo por Jay Belsky. "Não temos nenhuma análise sobre isso, mas acredito que o peso seja mais importante [que a ausência ou presença do pai]", afirma.

Outros dois aspectos já constatados e geralmente aceitos são a herança genética e o efeito do clima sobre o desenvolvimento sexual: crianças de países quentes chegam à puberdade antes de crianças de países frios. Ainda não se sabe, porém, de que forma a temperatura ambiente promove essa mudança no organismo.

Quanto ao papel dos genes, Latronico afirma que, em gêmeas, por exemplo, a idade da primeira menstruação geralmente é a mesma. Além disso, são comuns também os casos em que as filhas têm a menarca na mesma idade em que suas mães tiveram.

Latronico pesquisa um grupo de jovens com puberdade precoce sob o enfoque genético, com análise de DNA. "Provavelmente o peso dos genes é grande nos casos de puberdade precoce familial, que correspondem a 12% do total", diz a endocrinologista, referindo-se a famílias em que mais de uma pessoa enfrentou o problema.

Leia mais
  • Estresse pode alterar hormônios sexuais
  • Relacionamento entre filha e pai influencia chegada de 1ª mestruação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre menstruação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página