Amamentação exclusiva protege bebê contra asma, sugere estudo
da Folha de S.Paulo
Amamentar os bebês exclusivamente no peito até os seis meses pode protegê-los contra a asma, sugere estudo com 7.000 crianças e adolescentes entre seis e 15 anos, feito na Universidade de Sunderland (Reino Unido).
O aleitamento materno também foi relacionado a uma menor incidência de doenças alérgicas --aqueles amamentados de sete a nove meses apresentavam menos casos de tosse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno seja a fonte exclusiva de alimento do recém-nascido nos primeiros 180 dias de vida, não só porque o leite materno contém todos os nutrientes necessários como também porque o protege de doenças infecciosas e crônicas.
"Crianças amamentadas tiveram menores taxas de prevalência de asma, rinite e eczema, e o efeito foi mais evidente em meninos do que em meninas", explicou o médico Mohammad Shamssain, que coordenou o estudo.
Para o professor de pediatria da Santa Casa Cid Pinheiro, o estudo reforça a importância da amamentação exclusiva até os seis meses como fator de proteção ao bebê. "Além de fortalecer o vínculo emocional com a mãe."
Leia mais
- Leite em pó infantil evolui, mas está longe de ter anticorpos
- Em excesso, proteínas do leite podem desregular organismo do bebê
- Leite materno tem propriedades impossíveis de serem copiadas
- Ioga melhora aprendizado da criança, diz especialista
- Xixi na cama ocorre com 15% das crianças de 5 anos; castigo atrapalha
Especial
Livraria

