Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2002 - 00h00

Conheça as principais dúvidas das meninas sobre masturbação

Publicidade

da Folha de S.Paulo

* 1.Como uma garota se masturba?
A garota, em geral, utiliza as mãos para acariciar seus órgãos sexuais (principalmente o clitóris) e outras partes do seu corpo que lhe dão prazer. Muitas meninas preferem se masturbar com a ajuda do jato de água do chuveirinho ou do bidê. Outras ainda podem contar com a ajuda de um vibrador ou de um objeto de uso íntimo.

* 2.Por que minha mãe não admite que eu fale em masturbação?
Muitas mães receberam uma educação rígida e conservadora em relação ao sexo. Para elas, a exploração de seu próprio corpo e a busca do prazer eram um grande tabu. Nas últimas décadas, essa posição mudou muito e pode ser que você tenha de explicar para sua mãe que os tempos são outros.

* 3.Uma garota pode perder a virgindade com a masturbação?
O rompimento do hímen por causa da masturbação é bastante incomum. Ele pode acontecer se a garota introduzir objetos na vagina ou se utilizar seus dedos dentro da vagina de uma forma mais brusca e afoita. Mas, em geral, nas práticas de masturbação feminina mais comuns esse risco é pequeno.

* 4.Posso usar objetos para me masturbar?
Pode desde que você siga cuidados básicos. Lembre-se de que você está colocando o objeto em contato direto com seu corpo, portanto algumas medidas de higiene são necessárias. Por exemplo, é importante usar objetos sempre limpos e bem lavados. Evite dividir esses objetos de uso íntimo com outra pessoa. Os objetos devem ser utilizados, de preferência, na entrada da vagina. Tome cuidado com objetos que podem ficar retidos na vagina ou que podem machucar seu corpo.

* 5.Como duas garotas podem se masturbar mutuamente sem risco de doenças?
Elas devem evitar compartilhar objetos de uso íntimo e, de preferência, evitar o contato direto com as secreções do corpo da outra. Por exemplo, se uma delas se masturbar, deve lavar as mãos antes de masturbar a sua companheira.

* 6. Masturbação é pecado?
Definir o que é ou não pecado é uma atribuição de algumas crenças e religiões. Do ponto de vista médico e científico, masturbação não é pecado. Se você segue uma religião que proíbe a masturbação e a considera pecado, talvez seja importante você avaliar, de um lado, o papel que essa fé tem na sua vida e, do outro, a importância de viver suas emoções e desejos. A decisão é sua.

* 7. É verdade que é mais fácil para a mulher ter orgasmo com masturbação do que com penetração?
Para muitas garotas, chegar ao prazer com a masturbação é mais fácil do que com a penetração. Muitas vezes, na masturbação, a garota consegue estimular melhor seu corpo e ter mais prazer. Na penetração, esses pontos podem não ser alcançados e a presença do garoto pode causar algumas inibições. Convivência, intimidade, exploração do corpo e muito papo podem ajudar a garota a mudar essa situação.

* 8. Quanto tempo dura a masturbação de uma garota?
Depende! Há meninas que se masturbam com mais rapidez e outras que demoram mais. Não existe um tempo determinado. Existe, sim, o tempo adequado para, naquele dia, você conseguir chegar aonde quer.

* 9. Depois que eu começar a transar, vou esquecer a masturbação?
A masturbação, em geral, perde espaço depois que a garota começa a namorar e a ter vida sexual com o parceiro. Mas isso não significa que ela desapareça. Mesmo meninas muito felizes em sua vida sexual e em seu namoro podem se masturbar. E a masturbação pode estar presente como uma das formas de troca de carícias entre o casal.

* 10. É normal o clitóris crescer durante a masturbação?
O clitóris é um pequeno órgão que a mulher tem na parte superior da junção dos pequenos lábios. Ele é composto por tecido erétil, como o pênis do homem. Quando estimulado, esse tecido se enche de sangue. Por isso, o clitóris aumenta e fica mais rijo quando você se masturba.

* 11. Corro risco de gravidez se masturbar meu namorado e depois me masturbar?
O risco existe se você masturbar seu namorado, ele ejacular e, logo em seguida, você colocar sua mão na vagina. Dessa forma, você estaria fazendo o transporte direto de esperma do pênis para a vagina, trazendo risco de gravidez. Para evitar esse risco, se o namorado ejacular, lave bem suas mãos para continuar com as carícias.

* 12. Quando me masturbo, penso em garotos e garotas. Isso é errado?
O que motiva a masturbação de cada um é assunto muito pessoal. Fantasias são usadas pela nossa imaginação para aumentar nosso estímulo e prazer. Na adolescência, muitas vezes, a curiosidade e a falta de experiência fazem as pessoas ficarem um pouco confusas em relação a seu desejo. Por isso você pode estar se excitando tanto com garotos como com garotas. E, até aí, nada de errado. Com o tempo, os desejos ficam mais claros para você. Se estiver muito angustiada, tente procurar uma terapia.

* 13. Toda vez que tenho de fazer uma prova, fico nervosa e não paro de me masturbar. O que faço?
Legal que você percebeu que está se masturbando por ansiedade. Você tem de fazer uma prova, fica nervosa, ansiosa, e usa a masturbação para tentar aliviar essa tensão. Essa não é a melhor solução, concorda? Masturbação é uma forma de conhecer seu corpo e chegar ao prazer. Não deve ser usada como antídoto para ansiedade. Tente entender as causas dessa ansiedade e procure se sentir mais segura para realizar essas provas.

* 14. Sou muito vigiada em casa. Posso me masturbar na escola ou no trabalho?
Masturbação, em geral, exige um ambiente tranquilo, em que sua privacidade esteja garantida. Em geral, banheiros de escola e de trabalho não são locais exatamente calmos e privativos. Além do que, em ambientes como esses, você tem de estar atenta para suas funções, relações de trabalho etc. Será que sobra espaço e tranquilidade para a masturbação?

* 15. Mulher se masturba menos do que homem?
Pergunta difícil de responder. Durante muito tempo, a mulher teve sua sexualidade mais reprimida que o homem e se masturbava muito pouco. Hoje as garotas se masturbam e falam muito mais sobre isso do que no passado. Mesmo assim, na prática, a gente percebe que a masturbação talvez ainda ocupe mais espaço e seja mais frequente no universo dos meninos. Cultura? Repressão? Machismo? Hormônios? A questão não está fechada!

* 16. Até que idade a gente se masturba?
Não existe idade certa. Talvez as pessoas se masturbem a vida toda. Mas, para muita gente, a masturbação acaba perdendo espaço depois do início de uma vida sexual a dois, pelo menos como ingrediente principal da vida sexual.

* 17. Uma garota que nunca se masturbou pode ter orgasmo na primeira transa?
Sim, ela pode. Mas, em geral, quanto melhor se conhece o corpo e o prazer (práticas mais comuns com a experiência da masturbação), mais fácil fica chegar lá com a penetração.

* 18. Tenho 16 e nunca tive vontade de me masturbar. Isso é normal?
Normal. O desejo sexual é despertado em momentos diferentes para cada um. Aos 16, talvez você esteja ligada em outras coisas. É bom lembrar que existem pessoas que não acham muita graça e não se importam muito com masturbação. Essa também é uma possibilidade. Só precisa ver se essa "falta de graça" é autêntica ou se ela está escondendo, na verdade, medos, vergonha, repressão e preconceito. Fique atenta!

* 19. Outro dia, peguei meu namorado se masturbando. Será que ele não tem mais tesão por mim?
Nada disso! O fato de o seu namorado estar se masturbando não significa que ele não sinta tesão por você. Ele pode estar muito bem com você e, mesmo assim, sentir vontade de, de vez em quando, experimentar prazer com a masturbação. Agora, se ele está se ocupando mais com a masturbação do que com você, é hora de conversar.

* 20. Por que meu namorado levou um susto quando pedi a ele que me masturbasse?
Muito garoto ainda se assusta ao saber que as meninas também se masturbam. Sério! E alguns deles ainda ficam meio sem graça quando a menina deixa explícitos seus desejos e suas vontades. Dê um tempinho para que ele possa se acostumar com a idéia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página