Adulto só deve evitar leite de vaca em caso de intolerância ou alergia
JULLIANE SILVEIRA
da Folha de S.Paulo
Alguns adoram, outros não podem nem sentir o cheiro. Há quem prefira a versão desnatada e quem não abra mão de suas gorduras, sob alegação de que o sabor é inigualável.
O fato é que o leite de vaca, um dos alimentos mais consumidos no Ocidente, sempre causou polêmicas entre os leigos. E, recentemente, tem alimentado discussões também entre os especialistas.
Para alguns, o leite é responsável por inchaços abdominais, diarreia, constipação intestinal e problemas respiratórios e, por isso, deveria ser excluído da dieta dos adultos. Para reforçar a tese, existe a ideia de que nenhum outro mamífero consome leite na fase adulta.
"No Ocidente, conseguimos industrializar o leite e o consumimos até o fim da vida. Mas muitas pessoas não relacionam reações do corpo, como uma constipação, a uma intolerância leve ao alimento. O princípio da medicina chinesa, por exemplo, é observar o equilíbrio do paciente. Se há algum desequilíbrio na parte respiratória ou gastrointestinal, a suspeita recai sobre o leite", diz a nutricionista Kátia Camargo, que pesquisa Medicina Tradicional Chinesa.
Segundo ela, os orientais deixam de consumir o alimento quando crescem porque acreditam que não precisam dele na fase adulta. "A alimentação deles supre a necessidade de cálcio porque é rica em vegetais, soja fermentada e tofu, alimentos que contêm boas quantidades desse mineral."
A nutróloga Mariela Silveira, membro do Comitê Diretivo do Kurotel Centro de Longevidade e Spa, também acredita que o leite de vaca contribua para desencadear processos inflamatórios em organismos mais sensíveis.
"Um alimento que é bom para um indivíduo não será necessariamente bom para outro. O leite está muito ligado ao sistema imunológico. Pacientes com doenças autoimunes e problemas respiratórios apresentam melhora após deixar de consumi-lo", afirma.
A equipe de médicos e nutricionistas do spa costuma sugerir a hóspedes com distúrbios gastrointestinais que retirem laticínios da dieta. Segundo Silveira, boa parte dos pacientes sente melhora nos sintomas após tomar essa medida.
Para engrossar o coro, uma pesquisa com 98 crianças que sofriam de constipação intestinal mostrou relação entre o distúrbio e a ingestão do alimento. Ao retirar leite e derivados da dieta, 35% melhoraram.
"Quando estudamos um pouco mais sobre a conexão do alimento com o organismo, observamos como é a reação com o paciente. O alimento sozinho é uma coisa e no organismo é outra", afirma Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos, responsável pelo trabalho, que ainda não foi publicado.
Para ela, apesar de o leite conter altos teores de cálcio, o organismo não absorve boa parte desse nutriente. Jobst e outros especialistas ouvidos pela Folha defendem que é possível garantir o aporte diário de cálcio por meio de outros alimentos, como vegetais verde-escuros, peixes e castanhas.
"Pessoas hipersensíveis não conseguem aproveitar o cálcio do leite porque as moléculas do mineral não são quebradas corretamente e acabam não sendo absorvidas", diz.
A favor
Do outro lado, estão especialistas que defendem a ingestão de leite e derivados, por serem a principal fonte de cálcio, mineral que ajuda no fortalecimento dos ossos.
"O leite é um alimento importantíssimo na nossa dieta. A partir do momento em que não precisamos do leite materno, precisamos do de vaca, e não há outro alimento que nos dê a quantidade suficiente de cálcio. Se a pessoa não tiver intolerância ou alergia, não vai acontecer nada", diz a gastroenterologista Lígia Guimarães, do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos.
O que ocorre, do ponto de vista dos defensores do leite, é uma prevalência alta de problemas relacionados ao alimento na população. Estima-se que até 20% tenham alguma deficiência na produção de lactase, a enzima responsável por digerir o açúcar do leite. E cerca de 10% das crianças e 5% dos adultos sofrem de alergia às proteínas presentes nos laticínios.
Em alguns casos, a intolerância não é detectada nem por exames específicos. "Se a pessoa passa mal ao tomar leite, mesmo que não tenha intolerância diagnosticada, pode ser que, na verdade, ela apresente algum grau do problema", acrescenta Guimarães.
O leite integral também pode causar desconforto gastrointestinal por causa do teor elevado de gorduras. Na fase adulta, o mais indicado é escolher a versão desnatada ou a semidesnatada, que mantêm os níveis de cálcio sem causar esse tipo de transtorno.
Leia a reportagem completa na edição de hoje da Folha de S.Paulo (exclusivo para assinantes Folha e UOL)
Leia mais sobre leite
- Excluir leite da alimentação eliminou enxaqueca de administradora
- Reduzir bebida emagrece mais do que cortar comida, diz pesquisa
- "Leite de maconha" ganha consumidores na América do Norte
- Até 6 anos, criança prefere guloseimas; veja conselhos de especialistas
Veja outras reportagens de Equilíbrio
- Associação oferece artes marciais gratuitas para deficientes intelectuais
- Fim do calor é boa ocasião para organizar roupas no armário
- Exercícios para os olhos reabilitam visão com problemas
Especial
- Leia o que há em nossos arquivos sobre alimentação
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

