Psicoterapia de grupo trata estresse pós-trauma na Unifesp
da Folha de S.Paulo
A psicoterapia interpessoal de grupo melhorou em 50% sintomas como depressão e ansiedade e em 80% a qualidade de vida de pacientes com transtorno do estresse pós-traumático.
É o que mostra um estudo realizado no Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência da Universidade Federal de São Paulo, que acompanhou, durante 16 semanas, 40 pacientes, que foram submetidos a sessões semanais em grupos de seis a oito pessoas.
Os voluntários haviam passado por situações como assalto e sequestro relâmpago com violência e risco de vida, abuso sexual e sequestro com cativeiro. Todos os pacientes eram crônicos e o evento tinha acontecido, em média, dois anos e meio antes. Eles não estavam respondendo ao tratamento com medicamentos.
No início da psicoterapia, todos apresentavam sintomas considerados severos. Ao final do período, passaram a leves. Segundo os autores, a tendência é de recuperação total em seis meses.
Leia mais sobre estresse e violência
- Comum no trânsito, "dia de fúria" invade local de trabalho
- Escolher exercício certo ajuda a tratar problemas de saúde
- Reaprender a respirar corretamente reduz pressão e ansiedade
Veja outras reportagens de Equilíbrio
- Glaucoma que mais cega pode ser evitado, diz estudo
- Lavar mão de criança é ato mais eficaz contra resfriados e outras viroses
- Negros fumantes têm cinco vezes mais risco de câncer
Especial
- Leia o que há em nossos arquivos sobre estresse e violência
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
livraria

