Leite achocolatado pode reduzir inflamações, indica estudo
do New York Times
Tchau, vinho tinto. Dê espaço para o leite com chocolate. Um novo estudo sugere que o consumo regular de leite desnatado com cacau rico em flavonoides pode reduzir a inflamação, potencialmente desacelerando ou prevenindo o desenvolvimento da arteriosclerose. No entanto, os pesquisadores notaram que o efeito não era tão pronunciado quanto o observado com o vinho tinto.
Cientistas em Barcelona, Espanha, recrutaram 47 voluntários, com 55 anos de idade ou mais, que apresentavam risco de doenças cardíacas. A metade deles recebeu sachês de 20g de pó de cacau solúvel para beber com leite desnatado duas vezes por dia, enquanto o restante tomou leite desnatado puro. Um mês depois, os grupos inverteram a bebida.
Exames de sangue descobriram que, depois que os participantes tomavam leite achocolatado duas vezes ao dia durante quatro semanas, eles apresentaram níveis significativamente mais baixos em vários indicadores bioquímicos de inflamação, embora alguns indicadores de inflamação celular tenham permanecido iguais.
Os participantes também apresentaram níveis significativamente mais altos do colesterol bom, HDL, depois de concluir a dieta do leite com chocolate. O estudo aparece na edição de novembro do "The American Journal of Clinical Nutrition" e já está disponível on-line.
"Como a arteriosclerose é uma doença inflamatória das artérias de baixo grau, o consumo regular de cacau parece prevenir ou reduzi-la", disse Dr. Ramon Estruch, da Universidade de Barcelona, principal autor do artigo, acrescentando que mais estudos são necessários.
Leia mais sobre alimentação
- Alimento industrializado eleva risco de depressão, mostra estudo
- Comer rapidamente corta hormônios da saciedade, mostra estudo
- Vitamina D ajuda a prevenir diabetes, câncer, hipertensão e infecções
Veja outras reportagens de Equilíbrio
- Usado por Luana Piovani, bronze a jato é opção a câmara proibida
- Terapia magnética para artrite tem evidências limitadas
- Cremesp aprova resolução para atendimento a travestis
- 11% dos brasileiros têm diabetes, mostra pesquisa
- Exames paralelos ajudam a definir necessidade de mamografia
Especial

