Equilíbrio
02/12/2009 - 07h48

Radiação eleva risco em mulher com histórico de câncer de mama

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A radiação das mamografias e dos exames de raio-X aumenta o risco de mulheres com histórico familiar ou predisposição genética desenvolverem câncer de mama. A constatação é de um estudo holandês com dados de 12 mil mulheres com alto risco para a doença.

Hormônios da gravidez inibem câncer de mama
Polêmica da mamografia divide médicos e gera dúvidas
Brasileiros refutam diretriz americana para mamografia

Os cientistas aconselham que as pacientes com esse perfil, especialmente as que têm menos de 30 anos, procurem outros meios diagnósticos, como ressonância magnética.

Mulheres que foram expostas à radiação da mamografia ou do raio-X antes dos 20 anos e as que passaram por ao menos cinco exames tiveram 2,5 vezes mais chances de ter câncer de mama.

Segundo Robert Smith, da American Cancer Society, os riscos da radiação em mulheres jovens são conhecidos. No entanto, nenhum estudo havia mostrado, individualmente, que a mamografia eleva o risco de câncer de mama.

Editoria de Arte/Folha Imagem

Leia mais sobre câncer

Veja outras reportagens de Equilíbrio

* Com cenas de casais, campanha nacional sobre HIV foca em preconceito>
Seis medicamentos fitoterápicos são incluídos na lista do SUS
Técnica para tratar autista mais cedo traz ganho de QI e comunicação

Especial

Leia o que há em nossos arquivos sobre câncer de mama
Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet

Livraria

 

Publicidade

FolhaShop

Digite produto
ou marca