Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2010 - 08h50

Calor na menopausa ainda é mistério para médicos

Publicidade

do New York Times

Pergunta: O que causa as ondas de calor em mulheres na menopausa?

Resposta: "É realmente impressionante que, embora essas sensações de intenso calor, muitas vezes seguidas pela transpiração, sejam descritas na literatura médica desde o século 17, nós ainda não saibamos sua causa real", disse Lila E. Nachtigall, professora de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova York e especialista em menopausa.

O que se sabe, segundo Nachtigall, é que as ondas quase sempre ocorrem quando a produção de estrogênio dos ovários está decrescendo, ou quando o estrogênio já deixou de ser produzido.

Porém, pesquisas cuidadosas mostraram que "o nível específico de estrogênio não é o que causa as ondas", explicou ela, e os níveis de estrogênio não diferem entre mulheres que sofreram fortes ondas de calor durante a menopausa e as que não sentem nada.

"O que parece fazer a diferença", disse ela, "é o número de receptores de estrogênio na área do cérebro chamada hipotálamo. Quando esses receptores não estão satisfeitos, eles liberam uma substância chamada pelos pesquisadores de noradrenalina cerebral". Essa substância ainda não foi isolada, mas parece ser similar à adrenalina produzida pela glândula suprarrenal.

A presença dessa substância parece estreitar a zona de temperatura neutra do corpo --o intervalo de temperaturas que não induzem nem a transpiração e nem o estremecimento do corpo--, tornando-o muito mais inclinado a se aquecer e passar a sensação de calor mesmo em temperaturas razoáveis.

As mulheres têm probabilidade muito maior de sofrer ondas de calor quando passam por um princípio repentino da menopausa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página