Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2001 - 08h25

Pesquisa revela que brasileiro lê pouco

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Brasileiro lê pouco. A conclusão, que não chega a surpreender, faz parte de uma pesquisa realizada no início deste ano pela Câmara Brasileira do Livro em 46 cidades de diferentes regiões do Brasil.

Os dados do levantamento revelam que o desinteresse pela leitura está ligado a razões econômicas e culturais. Entre os membros da classe A, 50% tinham o hábito de ler; na B, 37%; na C, 27%, e na classe D, 21%. As porcentagens são igualmente proporcionais ao nível de escolaridade: grau superior, 55%; ensino médio, 29%; 5ª a 8ª séries, 15%; 1ª a 4ª séries, 10%.

Apenas um terço das pessoas alfabetizadas e com mais de 14 anos leram um livro nos três meses anteriores ao levantamento, e 20% dos entrevistados não tinham um único livro em casa. Os que poderiam ler, mas não liam, alegavam falta de tempo (39%) e dinheiro para comprar livros (11%).

Mais de 60% do total dos compradores de livros têm mais de 30 anos de idade, sem distinção de sexo. Somente 1% de um universo de 5.980 entrevistados declarou ter uma biblioteca com mais de 500 volumes.

Leia mais:

  • Boa leitura ajuda a compreender melhor o mundo

  • Professor diz que livro é perfeito e tem design insuperável

  • Veja lista de livros clássicos sugeridos por especialistas


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página