Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2010 - 15h41

Anvisa suspende uso no Brasil de silicone francês que se rompe com facilidade

Publicidade

da Folha Online

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a importação, distribuição, comércio e uso, no Brasil, dos implantes mamários da empresa francesa Poly Implant Prothese (PIP). A decisão foi tomada depois que a Agência Francesa de Saúde relatou alta no número de casos de rompimento das próteses no país.

Na semana passada, a Agência Francesa registrou, ainda, que a empresa utilizava matéria-prima não autorizada para a fabricação dos produtos.

Segundo o comunicado da Anvisa, os produtos suspensos são o Implante Mamário Preenchido de Gel de Alta Rotação Coesividade e o Implante Mamário Preenchido de Gel de Alta Coesividade.

A Anvisa já acionou a empresa importadora no Brasil, a EMI Importação e Distribuição LTDA, para que apresente os mapas de distribuição do produto no país.

França

As autoridades francesas retiraram do mercado implantes mamários considerados defeituosos e convocaram cerca de 30 mil mulheres que os utilizam, no país e no exterior, para exames médicos.

A PIP, empresa criada em 1991, é o quarto fabricante mundial de implantes mamários e atravessa dificuldades financeiras há vários meses, uma situação que se agravou com este escândalo e que lhe levou à liquidação judicial, anunciada na terça-feira (30) pelo Tribunal de Comércio de Toulon.

A Agência de Segurança Sanitária de Produtos de Saúde da França lançou um alerta em toda Europa e nos Estados Unidos para advertir sobre os possíveis riscos dos implantes e aconselha consultas com o cirurgião para exames devido ao risco de rompimento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página