Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2010 - 09h31

Esquizofrenia está relacionada a mutações genéticas, aponta pesquisa

Publicidade

da France Presse, em Montreal

Mutações genéticas podem predispor algumas pessoas à esquizofrenia, concluem pesquisadores canadenses em um estudo publicado nos Estados Unidos nas atas da Academia Nacional de Ciências.

Os resultados deste estudo mostram que mutações do gene SHANK3 estão presentes em alguns pacientes esquizofrênicos, indicaram em um comunicado os pesquisadores da Universidade de Montreal.

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que afeta aproximadamente 1% da população mundial. Ela se manifesta em episódios agudos de psicose e pode incluir alucinações e delírios, enquanto que diversos sintomas crônicos causam problemas afetivos, intelectuais e psicomotores. É considerada 70% hereditária.

"Não esperávamos descobrir essas mutações novas em pacientes esquizofrênicos, o que poderia explicar por que a identificação dos genes suscetíveis de gerar esta doença até agora foi tão difícil", afirmou o principal autor do estudo, Guy Rouleau, professor da Universidade de Montreal.

"Nossos resultados mostram que uma quantidade grande de casos de esquizofrenia é gerada por novas mutações genéticas sobre o gene SHANK3", acrescentou Rouleau, também diretor do Centro de Pesquisas do hospital para crianças Sainte-Justine de Montreal.

"As técnicas usadas anteriormente haviam fracassado e devemos esta descoberta às análises detalhadas que realizamos e à riqueza de nossa base de dados sobre os pacientes", explicou o professor Rouleau. "Estamos convencidos de que os próximos estudos confirmarão o gene SHANK3 como marcador da esquizofrenia."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página