Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2010 - 11h32

Fusão de vértebras para tratar estenose cresce 15 vezes nos EUA

Publicidade

RONI CARYN RABIN
do New York Times

A porcentagem de adultos mais velhos que passam por um complicado procedimento para uma dolorosa condição na região lombar chamada estenose aumentou 15 vezes entre 2002 e 2007 nos Estados Unidos, segundo um novo estudo.

Pesquisadores afirmam que o aumento está levando a uma alta dos custos do Medicare [plano de assistência pública de saúde para americanos com mais de 65 anos] e mais complicações com risco de morte. Eles observaram que, embora o índice geral de todos os tipos de cirurgia para estenose tenha caído levemente durante o período de cinco anos, a proporção de pessoas que se submeteram a uma fusão complexa aumentou para 19,9 em cada 100 mil beneficiários do Medicare, contra os 1,3 verificados anteriormente.

Nessa cirurgia complexa, mais de três vértebras são fundidas e tanto a parte da frente quanto a de trás da vértebra estão envolvidas. Procedimentos alternativos são a descompressão --remoção de parte do osso que pressiona o nervo-- e a fusão simples, na qual duas ou três vértebras são fundidas apenas na parte da frente ou de trás da vértebra.

O procedimento complexo custa quase quatro vezes mais que a descompressão e está associado a um índice três vezes maior de complicações com risco de morte, segundo o estudo.

Estudos anteriores não concluíram que a cirurgia complexa leva a melhores resultados ou maior alívio da dor, diz Richard A. Deyo, professor de medicina familiar e interna da Oregon Health and Science University, em Portland, e principal autor do estudo, publicado em 7 de abril no "The Journal of the American Medical Association".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página