Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2010 - 14h35

Atendimento a mulheres alcoólatras cresce 46% em dois anos em SP

Publicidade

Colaboração para a Folha

O atendimento a mulheres dependentes de álcool aumentou em dois anos, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os serviços realizados nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) cresceram o equivalente a 46% entre 2008 e 2010.

A pesquisa compara os dois primeiros meses de cada ano e evidencia aumento gradual ao longo do período. Em 2008, o número de atendimentos prestados pelos Caps da cidade de São Paulo foi de 4.235 em janeiro e fevereiro. No ano seguinte, o número subiu para 6.048 no mesmo período e, em 2010, para 6.169, configurando um aumento de 45,66% em dois anos.

De acordo com a avaliação da coordenadora da área de Saúde Mental da Secretaria, Luizemir Lago, "o estudo evidencia um problema cada vez mais frequente na sociedade: a relação da mulher com o álcool. Muitas ainda se recusam a procurar ajuda médica, porque além do fato característico dos dependentes de negarem o vício, as mulheres carregam estereótipos sociais que a fazem rechaçar qualquer possibilidade de tratamento. Por vergonha, muitas vezes".

O aumento de mulheres em tratamento contra o alcoolismo tem sido constante. Pesquisa similar apresentada pela Secretaria da Saúde em 2007 apontava que o número de mulheres em tratamento contra o alcoolismo crescia 122% no Estado desde 2004, um crescimento médio de 30,6% ao ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página