Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2002 - 12h29

Distúrbios alimentares crescem entre jovens e ganham exposição na TV

Publicidade

FERNANDA MENA
GUILHERME WERNECK

da Folha de S.Paulo

Você gostaria de estar mais magra? Suas conversas costumam girar em torno de dietas e das calorias de determinados alimentos? Por conta disso, você se arrisca a fazer dietas sem orientação médica?

Se suas respostas foram sim, pode integrar o grupo de pessoas sob o risco de adquirir transtornos alimentares -anorexia nervosa ou bulimia-, cuja incidência está crescendo entre jovens.

A anorexia -que acomete 1% da população de adolescentes e ocorre principalmente por volta dos 14 anos- caracteriza-se pela acentuada perda de peso auto-induzida, pelo medo de engordar e pela alteração da imagem corporal.

Quem sofre da doença faz dietas malucas ou se nega a comer. Ao passo que emagrece, o anorético continua a achar que está gordo, mesmo que esteja dezenas de quilos abaixo de seu peso ideal. É a patologia de maior risco de morte entre jovens, segundo o Proata (Programa de Orientação e Assistência aos Transtornos Alimentares) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Já a bulimia, que atinge principalmente jovens de cerca de 18 anos, é caracterizada por situações de elevada ingestão alimentar seguidas de culpa e medo de engordar.

Para compensar, o bulímico lança mão de métodos purgativos: vômitos, laxantes, diuréticos, atividade física intensa e até remédios para inibir o apetite.

O comportamento tornou-se mais conhecido por meio do programa "Big Brother Brasil", com imagens frequentes da participante Alessandra vomitando no banheiro depois de comer.

"Estudos indicam maior incidência dos casos de distúrbios alimentares na faixa dos 12 aos 25 anos", diz Angélica Claudino, 39, coordenadora do Proata, que já atendeu uma garota de 12 anos que pesava 22 quilos.

"A adolescência é um período de maior demanda emocional. Os adolescentes que têm vulnerabilidade na estrutura de personalidade estariam, então, mais sujeitos a ter transtornos alimentares", explica ela.

Mauro Fisberg, 48, pediatra e nutrólogo do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp, confirma que houve um aumento do número de adolescentes atendidos no centro, mas sugere que a causa possa ser a proliferação de serviços especializados.

"Por causa das pressões sociais e do padrão estético magro, os casos de distúrbios entre crianças e homens têm crescido muito."

"Esse padrão de magreza surgiu nos anos 60. Desde então, houve uma evolução para padrões cada vez mais magros. Na última década, aumentou a pressão por causa da questão do exercício físico", acrescenta Angélica.

"Uma garota que brinca com a Barbie e se olha ao espelho vai, no mínimo, se achar uma baleia", brinca o professor de nutrição Fabio Ancona Lopes. "O jovem sente o apelo do padrão estético magro e de alimentos mais calóricos. Isso pode levá-lo a adotar dietas baseadas em conceitos errados quando não perigosos."

Nesse contexto de cobrança para que os corpos sejam esbeltos e bem trabalhados, Alícia Cobelo, 55, psicóloga do Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, destaca: "Todos estamos sob influência da mídia, mas nem todos desenvolvemos distúrbios porque, na verdade, é necessário mais de um fator de risco para que a doença ocorra. Existem os fatores biológicos (e até genéticos), os familiares e os socioculturais.

É preciso uma combinação, muitas vezes detonada por uma dieta rigorosa, para que o distúrbio ocorra. Isso explica o tratamento, que envolve médicos, nutrólogos e psicólogos".

"Os problemas de auto-imagem das garotas estão relacionados à exacerbação da figura feminina na mídia, como essa exposição da Tiazinha e da Feiticeira", diz o especialista em adolescente e medicina esportiva Bruno Molinari, 35.

Ele alerta também que as garotas que se vêem de forma distorcida são as que têm mais propensão a ceder aos desejos de seus parceiros, estando mais sujeitas à gravidez indesejada e a contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Leia mais:

  • Corpo malhado nem sempre é sinônimo de vida saudável

  • Espelho meu, existe alguém mais gorda do que eu?

  • Garoto fez dieta rigorosa e se tornou vítima de anorexia


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página