Equilíbrio

SEXO

12/11/2001 - 15h24

Jovens brasileiros começam a vida sexual cada vez mais cedo

Publicidade

JAIRO BOUER
colunista da Folha

Você está contando nos dedos quantos dias faltam para aquele momento tão desejado, tão esperado e, ao mesmo tempo, tão cheio de medos e dúvidas que é a primeira vez? Se você anda nervoso, ansioso, inseguro e encanado, pode ter certeza de que não é o único.

No Brasil, os jovens estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. Uma grande pesquisa, chamada "Comportamento Sexual da População Brasileira", realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Cebrap em 1998 e 1999, mostrou que o início da vida sexual do jovem brasileiro está mais precoce do que há duas décadas.

Em 1984, só 13,6% das meninas tinham tido uma relação sexual completa antes dos 15 anos. Esse número saltou para 32,3% em 98. Entre os garotos, o número de jovens com a primeira relação sexual antes dos 15 pulou de 35,2% em 1984 para 46,7% em 98. Moral da história: um terço das meninas e metade dos meninos já transaram antes dos 15 anos no Brasil.

Achou muito cedo? Pois saiba que essa média é ainda mais precoce nas populações mais pobres, na população negra e entre filhos de pais separados.

Será que a moçada está mesmo preparada para a primeira vez antes dos 15? Essa pergunta divide os especialistas. Com 15, muita gente ainda não tem maturidade para lidar com as responsabilidades do início da vida sexual.

Por outro lado, é difícil mudar uma tendência de comportamento que tem a ver com a liberalização de hábitos e de costumes nos últimos anos, com a mudança do papel da mulher na sociedade e com a maior exposição do jovem à informação e à sexualidade.

Uma das indicações de que a moçada pode ainda não estar "pronta" é o baixo uso de métodos anticoncepcionais na primeira transa. Alguns trabalhos mostram que apenas 15% das meninas usaram algum tipo de método anticoncepcional no começo da sua vida sexual. É muito pouco!

Mas esse panorama pode estar mudando. A mesma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o uso de preservativo tem aumentado nas camadas da sociedade com maior acesso à informação.

A gente resolveu dar uma mãozinha para você, respondendo às dúvidas mais comuns que chegam ao Folhateen sobre a primeira vez. Antes de iniciar sua leitura, fica aqui um recado: não é preciso ter pressa! Bem informado, mais tranquilo e sabendo escolher a sua hora, você aumenta as chances de um começo mais legal da sua vida sexual. Aproveite!
 

Publicidade

FolhaShop

Digite produto
ou marca