BUSCA
 
15/11/1889
Deodoro proclama a República no Brasil

FÁBIO PORTELA
da Folha Online

O marechal Deodoro da Fonseca, liderando as Forças Armadas nacionais, anunciou nesta sexta-feira a proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil e o fim da monarquia. Um governo provisório assumirá o poder e a família Real deve ser expulsa do país depois de amanhã.

Não houve derramamento de sangue nem confrontos violentos durante o dia. A República foi imposta pelo Exército de forma pacífica porém severa, sem deixar possibilidade de reação aos monarquistas.

Deodoro, acompanhado por outros republicanos de destaque, como Quintino Bocaiúva e Benjamin Constant, fez o anúncio logo depois que o gabinete ministerial da monarquia, liderado pelo visconde de Ouro Preto, renunciou coletivamente.

Os antigos ministros concordaram em renunciar depois de serem mantidos presos por cerca de três horas por soldados republicanos no Campo de Santana, onde se localizava a secretaria imperial.

Os monarquistas, informados sobre a movimentação das tropas militares logo no início da manhã, haviam se reunido no local para discutir formas para enfrentar o levante, mas acabaram cercados pelos soldados fiéis a Deodoro.

Encurralado, o visconde de Ouro Preto percebeu que não havia como deter o impulso republicano e decidiu enviar um telegrama ao imperador Dom Pedro 2º, que se encontrava no alto da serra, em Petrópolis, comunicando a renúncia coletiva.

Não houve agressões ou ataques contra os ministros que renunciaram. A garantia da segurança dos monarquistas foi dada pelo próprio marechal Deodoro e eles puderam deixar o Campo de Santana sem risco, ouvindo apenas, as provocações dos soldados que estavam no local.

Logo após a renúncia do gabinete Ouro Preto, o marechal Deodoro foi carregado nos ombros por diversos militares que estavam aglomerado no Campo de Santana. Os soldados davam gritos de "Viva a República" e "Viva o Exército brasileiro".

Além do incentivo maciço de praticamente todos os batalhões do Rio de Janeiro, Deodoro contou também com o apoio importante dos agricultores, destacadamente os cafeicultores paulistas, em sua luta contra a monarquia.

Medidas urgentes

Ficou estabelecido que um governo provisório assumirá o comando do país enquanto é organizada uma grande votação em todo o território nacional para que o povo possa confirmar o desejo de ter a República como forma de governo instalada no Brasil.

O líder deste governo provisório será o próprio Deodoro, escolhido por unanimidade e aclamação entre os republicanos. O marechal, como se sabe, conta com grande prestígio junto à Marinha e Exército.

O governo provisório, que se define como presidencialista e federalista, terá três funções básicas: consolidar o novo regime, aprovar uma Constituição republicana e executar as reformas administrativas que se fazem necessárias no país.

Entre as medidas que deverão ser adotadas nos próximos dias estão a expulsão da família Real para a Europa, a extinção das Assembléias Provinciais e Câmaras Municipais, que serão substituídas por interventores, e a convocação de eleições para o novo parlamento. Também está definida que as províncias passarão a ser chamar "Estados" e haverá separação entre a Igreja e o governo federal.

Os republicanos destacam ainda em todas as suas declarações a urgência que há em se escrever uma nova Constituição das Leis da República e um Código Civil. A Carta Magna, assim que for promulgada, irá reger os direitos e os deveres de todos os cidadãos brasileiros neste novo período, que se inicia sob a égide da República.

Leia mais no especial sobre a Proclamação da República

EnqueteGrupos de
discussão
Enviar
por e-mail


   

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.