BUSCA
 
15/11/1889
Mapa celeste servirá de inspiração para a nova bandeira nacional

da Folha Online


Com a proclamação da República, o novo governo provisório pretende promover mudanças radicais no principal símbolo da pátria: a bandeira nacional.

Os republicanos acreditam que a criação de um símbolo genuinamente nacional será de fundamental importância para elevar o senso de patriotismo e solidificar o amor dos brasileiros pela terra natal.

Já há consenso entre o novo gabinete ministerial de que as principais cores do pavilhão deverão continuar a ser o verde e o amarelo, escolhidos por dom Pedro 2 e utilizados desde a proclamação da Independência, em 1822.

O símbolo das armas da monarquia, no entanto, deverá ser retirado do centro do losango amarelo. Ainda não se sabe qual será a figura que assumirá a posição central na bandeira.

Raimundo Teixeira Mendes, um republicano estudioso das ciências da astronomia, sugeriu que seja reproduzido um mapa com as posições que as estrelas ocupavam no céu do Rio de Janeiro no exato instante em que Deodoro proclamou a República, cerca de 8h30 da manhã de hoje.

Sergundo afirmou Mendes, esta seria uma maneira de eternizar na bandeira o momento em que nosso país deixou de ser uma monarquia e deu este importante passo rumo à modernidade.

Claro está que, tendo sido a República proclamada à luz do dia não foi possível observar as estrelas, pois estavam todas ofuscadas pelo Sol. Os astrônomos garantem, no entanto, que as posições de cada uma delas poderão ser definidas com exatidão, graças à cálculos e projeções matemáticas.

Para que o desenho do céu represente com maior precisão simbólica a República brasileira, cada estrela colocada no pavilhão representará um das províncias, que aliás vão mudar de nome, e daqui por diante serão chamadas de "Estados da Federação".

Esta proposta, no entanto, ainda deve demorar para ser colocada em prática, já que a confecção do referido mapa celeste com rigor e exatidão levará algum tempo até ser concluída. O mais provável é que, nos próximos dias, seja utilizada uma bandeira provisória, seguindo os moldes do pavilhão utilizado pelos norte-americanos, ou seja: com estrelas sobre um fundo azul no canto esquerdo superior e todo o restante do tecido preenchido por listras horizontais, nas cores verde e amarelo.

Leia mais no especial sobre a Proclamação da República

EnqueteGrupos de
discussão
Enviar
por e-mail


   

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.