BUSCA
 
15/11/1889
Dom Pedro deve deixar o Brasil depois de amanhã

da Folha Online


Há consenso entre os republicanos de que a família Real não poderá permanecer em solo brasileiro agora que a monarquia foi derrubada. Os homens liderados pelo marechal Deodoro entendem que a presença de dom Pedro 2 no país é descabida, pois poderia estimular levantes monarquistas.

Dom Pedro e a mulher, dona Teresa Cristina, acompanhados pela filha, Isabel, devem seguir para Portugal depois de amanhã, dia 17, no primeiro navio que deixará o cais do Rio de Janeiro rumo à Europa. o marechal Dedoro já declarou que não tem qualquer intenção de prender ou atacar o antigo monarca, com quem sempre teve boas relações.

Na casa de banhos
Dom Pedro ficou sabendo da movimentação de tropas republicanas em Petrópolis, quando frequentava uma das casas de banho da cidade. O antigo imperador acreditou tratar-se de um levante sem maiores consequências e rumou para seu palácio de inverno, sem desconfiar que, àquela altura, já havia sido deposto.

A informação só chegou a ele no meio da noite. Diversos monarquistas, ainda fiéis a dom Pedro e receosos quanto à sua reação quando soubesse do ocorrido, hesitaram durante todo o dia, sem entregar-lhe o telegrama enviado pela visconde de Ouro Preto no qual era relatada a renúncia do gabinete monarquista.

A situação só teve desfecho no meio da noite, quando o major Sólon Ribeiro, defensor dos republicanos, foi ao encontro do Imperador, que teve que ser acordado. O major pediu que dom Pedro e sua família partissem naquela mesma madrugada, mas o antigo imperador afirmou que não deixaria o país fugindo. Relatos de pessoas que estavam no palácio dizem que a antiga imperatriz Tereza Cristina chorou, e que sua filha Isabel ficou muda. Dom Pedro soltou apenas um desabafo: "Estão todos loucos!".

Terra brasileira
Declarando que, apesar de ter sido deposto, continuaria amando o Brasil como sua pátria legítima, dom Pedro pediu a alguns serviçais que uma arca de viagem fosse enchida com terra brasileira, que ele pretende levar à Europa. Não se sabe o que o imperador deposto pretende fazer com a terra quando chegar a Portugal.

Leia mais no especial sobre a Proclamação da República

EnqueteGrupos de
discussão
Enviar
por e-mail


   

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.