BUSCA
 
15/11/1889
Organizadores dizem que 30 milhões de pessoas visitaram a Exposição Universal

da Folha Online

A Exposição Universal de Paris foi um grande êxito de público. Os organizadores do evento conseguiram enfim concluir as contas e declararam que cerca de 30 milhões de pessoas visitaram a feira, conhecendo os mais recentes avanços em todos os campos do conhecimento humano, desde às ciências até as artes.

A grande coqueluche da feira, como diriam os franceses, foi sem dúvida a magnífica torre erguida no Champs Eliseé para marcar a grandiosidade e a importância da exposição.

A Torre Eiffel, que representa os avanços, o método e a técnica desenvolvidos pela civilização moderna, tem 320 metros de altura e pesa cerca de 10 mil toneladas, já que foi construída em aço.

O monumento, projetado pelos engenheiros Koechlin e Nouguier, leva o nome do senhor Gustav Eiffel, que financiou a construção da obra.

Avanços da ciência

Entre os inventos apresentados na Exposição Universal, aquele que mais chamou a atenção dos jurados e do público em geral foi uma prodigiosa máquina que realiza cálculos de multiplicações.

A impressionante novidade foi apresentada pelo senhor León Bollée, que em virtude da importância de sua descoberta foi premiado com a cobiçada medalha de ouro da Exposição Universal de Paris.

A máquina desenvolvida permite que se conheça o resultado da multiplicação entre dois números quaisquer sem que seja necessário a realização de cálculos matemáticos. Parece ser o sonho de muitos dos meninos que hoje sofrem para aprender a aritmética nos bancos escolares.

Definindo-se os fatores da multiplicação, basta girar uma intrincada série de manivelas desenvolvidas pelo senhor Bollée. O resultado da conta aparece então, com precisão e em pouco tempo, em um visor mecânico.

Leia mais no especial sobre a Proclamação da República

EnqueteGrupos de
discussão
Enviar
por e-mail


   

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.