BUSCA
 
15/11/1889
Rolo de filme fotográfico começa ser produzido comercialmente nos EUA

da Folha Online


Os apaixonados pelas novas tecnologias já podem ter acesso a material especializado para a prática de um novo hobbie quem vem conquistando cada vez mais adeptos nos Estados Unidos e, principalmente, na Europa: a fotografia.

Foram colocados à venda pela primeira vez nos EUA de rolos de filmes fotográficos. A invenção é composta por uma película de matéria plástica que, utilizada dentro de câmeras escuras especiais, pode ser sensibilizada quando exposta à luz. O proprietário da companhia que está investindo na produção em escala comercial desses artigos, o senhor George Eastman, diz que os novos filmes conseguem gravar imagens com nitidez e definição jamais vistas no mundo.

A novidade deverá levar algum tempo para chegar ao Brasil, já que os processos conhecidos como revelação e ampliação dos filmes, que permitem que a imagem capturadas pela câmera escura seja reproduzida em papel especial, é muito caro e complexo. A companhia Estman desenvolveu um sistema com mesas de 60 metros de larguras nas quais os filmes são expostos a líquidos e emulsões especiais. Por enquanto, a instalação de uma laboratório deste tipo em terras brasileiras ainda está fora de cogitação.

Espera-se que, no futuro, as novas tecnologias sejam trazidas para o território nacional. Nos EUA, os empresários do setor fotográfico dizem que as câmeras escuras e o filmes utilizados no processo devem ficar mais baratos com o passar do tempo. Acredita-se que chegaremos ao ponto que famílias poderão ter em casa a suas próprias máquinas fotográficas para registrar, por exemplo, o crescimento dos filhos ou até mesmo as comemorações mais especiais.

Leia mais no especial sobre a Proclamação da República

EnqueteGrupos de
discussão
Enviar
por e-mail


   

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.