Folha Online Esporte Campeonato Brasileiro
Campeonato Brasileiro

HISTÓRIA

A volta do Campeonato Brasileiro
Folha Imagem
Jogadores do Atlético-PR comemoram o título de 2001, conquistado sobre o São Caetano
As trapalhadas e os sérios incidentes no estádio São Januário nas finais da Copa João Havelange em 2000 foram alguns dos motivos para a CBF voltar a organização o Campeonato Brasileiro no ano seguinte. Em princípio, seria a última edição sob a tutela da entidade que rege o futebol nacional.

Após ter inventado a Copa JH, o Clube dos 13 cogitou a criação de uma liga para organizar o Brasileiro. A estratégia de fundar a liga foi apressada por causa de uma ação da Prefeitura de Belém garantindo, por meio de uma liminar na Justiça comum, vaga na primeira divisão ao Remo. Este alegava ter o direito de disputar a Série A por ter ficado entre os 16 finalistas da Copa JH.

Com a CBF no comando, o Remo acabou alijado, assim como Náutico e Malutron, mas o São Caetano, que ascendeu direto da Série B de 2000 para se tornar vice-campeão no mesmo ano, conquistou no "tapetão" uma vaga entre os 28 clubes da Série A.

No ano passado, o time do ABC paulista ficou novamente em segundo lugar, desta vez perdendo o título para o Atlético-PR. De consolo, garantiu vaga na Taça Libertadores da América.

Para este ano, a principal trapalhada aconteceu na Série B. Quando ainda faltavam dois minutos para o fim do segundo jogo da decisão, a torcida do Figueirense, um dos times promovidos junto com Paysandu, invadiu o campo para comemorar a vitória de 1 a 0 sobre o Caxias, que precisava de um empate para subir à primeira divisão.

Sem segurança, o juiz Alfredo Santos Loebeling encerrou o confronto, dando motivos para os dirigentes do clube gaúcho tentarem vencer no "tapetão". Conquistaram uma liminar na Justiça comum de Caxias do Sul, mas depois o STJD obrigou a CBF a colocar o Figueirense entre os 26 participantes.

Copa João Havelange
Folha Imagem
O presidente do Vasco, Eurico Miranda, durante a tragédia de São Januário, na final do torneio
Impossibilitada por uma ação do Gama na Justiça comum, a CBF foi obrigada a abrir mão da organização do Campeonato Brasileiro de 2000.

Após longa batalha jurídica, o clube do Distrito Federal garantiu sua inclusão na primeira divisão.

Sem saída, a entidade entregou ao Clube dos 13 a responsabilidade de realizar o Nacional. Foi criada, então, a Copa João Havelange, que reuniu 116 times de três divisões em um único torneio (foram separados apenas na primeira fase). O Gama acabou conseguindo nova liminar e foi incluído.

O início desastroso foi condizente com o encerramento do torneio. O São Caetano, time que disputou o Módulo Amarelo (equivalente à segunda divisão), passou à fase final, derrotou Fluminense, Palmeiras e Grêmio e decidiu o título com o Vasco. A decisão ficou marcada pela tragédia de São Januário, quando centenas de torcedores ficaram feridos após a queda de um dos alambrados do estádio.

A equipe então comandada por Jair Picerni foi vice, mas conquistou no "tapetão" uma vaga na primeira divisão do Brasileiro-2001, que retornou às mãos da CBF.

Campeonato Brasileiro
Folha Imagem
Dadá Maravilha (centro), artilheiro e campeão da primeira edição, em 1971, pelo Atlético-MG
Para o lugar do "Roberto Gomes Pedrosa", criou-se o Campeonato Brasileiro em 1971. O primeiro campeão foi o Atlético-MG, comandado pelo técnico Telê Santana.

Com a criação de entidades especializadas para cada esporte, em setembro de 79, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) transformou-se no órgão específico do futebol, com o nome de Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em 87, o Clube dos 13 criou a Copa União, vencida pelo Flamengo. Na ocasião, a CBF não reconheceu o título _embora os flamenguistas se rotulem campeões_ e indicou o Sport, vencedor do Módulo Amarelo (segunda divisão), para a Taça Libertadores da América.

Oficialmente, Flamengo e Palmeiras são os maiores vencedores do Brasileiro _quatro títulos. Em seguida, com três títulos, vêm Vasco (computando também a Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13), Corinthians, São Paulo e Inter-RS.

O maior artilheiro da história do Brasileiro é Edmundo, que marcou 29 gols na campanha vitoriosa do Vasco em 1997.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa
Folha Imagem
Rivelino dá bicicleta em jogo com o Inter-RS, em 1967, ano em que o Palmeiras foi campeão
Considerado o embrião do Campeonato Brasileiro, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, foi criado em 1967. Nas quatro edições, o campeão foi conhecido em quadrangulares, não havendo final.

O Palmeiras, que em 67 venceu também a Taça Brasil, foi o primeiro campeão, após vencer o Grêmio por 2 a 1 na última rodada do quadrangular. O Inter-RS terminou em segundo.

No ano seguinte, o Santos conquistou o torneio, e o Inter-RS, mais uma vez, ficou com o vice.

Em 69, com a extinção da Taça Brasil, o “Robertão” passou a ser a única competição de âmbito nacional. O Palmeiras sagrou-se campeão, batendo o Botafogo por 3 a 1 no último jogo.

A última edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa aconteceu em 70, com o Fluminense vencendo o primeiro campeonato nacional de sua história com o empate de 1 a 1 com o Atlético-MG.

Taça Brasil
Folha Imagem
O Santos, comandado por Pelé, foi campeão cinco vezes consecutivas da Taça Brasil
No final da década de 50, a maioria dos países sul-americanos já tinha um campeonato de âmbito nacional. No Brasil, a competição que mais se aproximava disso era o Torneio Rio-São Paulo, que reunia os principais times dos dois Estados.

Com o fortalecimento de clubes de outras regiões e a criação da Taça Libertadores da América, em 1960, o Brasil precisava escolher um representante para disputá-la.

Por esse motivo, em 59 foi criada a Taça Brasil. O Bahia foi o primeiro campeão e representante brasileiro na competição sul-americana _foi eliminado logo na primeira partida, pelo San Lorenzo, da Argentina. No ano seguinte, o Palmeiras derrotou o Fortaleza na final e foi à Libertadores, na qual acabou sendo vice-campeão.

Após o título do Palmeiras, o Santos da “era Pelé”, bicampeão mundial interclubes, foi pentacampeão nacional. Em 66, o título ficou pela primeira vez com um time de Minas Gerais _o Cruzeiro venceu o Santos na final.

O Palmeiras foi bicampeão em 67, ano em que também venceu a primeira edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 68, o Botafogo foi o último campeão da Taça Brasil.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).