Folha Online Cotidiano Carnaval
Carnaval 2002
Galeria de imagens do Carnaval do Rio de Janeiro

Portela
Carnavalescos contam no sambódromo as lendas e histórias sobre o Amazonas, o "eldorado verde". Primeira escola ganhar um título no Carnaval carioca, em 1935, a Portela não é campeã 1980, quando dividiu um título com a Beija-Flor.

Veja as imagens
Viradouro
Luma de Oliveira desfila como madrinha da bateria da escola, que levou para a avenida o enredo "Viradouro, Vira-Mundo, Rei do Mundo", sobre paz, amor e xamanismo. Luma causou polêmica já nos ensaios, quando sua calcinha foi fotografada.

Veja as imagens
Imperatriz Leopoldinense
A tricampeã Imperatriz Leopoldinense veio com o enredo "Goytacazes... Tupi or not Tupi, in a South American Way!", uma paródia do american way of life. Só que abaixo da linha do equador.

Veja as imagens
Mocidade
Quarta escola da noite, a Mocidade Independente de Padre Miguel cantou "O Grande Circo Místico", uma homenagem ao disco homônimo lançado por Edu Lobo e Chico Buarque em 1983.

Veja as imagens
Império Serrano
O universo mágico do pernambucano Ariano Suassuna ocupou o sambódromo no desfile da Império Serrano, com onças que voam, cavalos que cospem fogo a o próprio escritor homenageado.

Veja as imagens
Mangueira
A Estação Primeira de Mangueira trouxe carros alegóricos high-tech para a avenida e mostrou as duas faces do Nordeste brasileiro: a da alegria das festas tradicionais e a da miséria.

Veja as imagens
Porto da Pedra
Com o enredo "Serra acima, rumo à terra dos coroados", a Porto traz ao sambódromo um pouco da história do Brasil para abrir o segundo dia do grupo especial do Rio de Janeiro.

Veja as imagens
Beija-Flor
Como o Salgueiro, a escola também levou a aviação para a Sapucaí com o enredo "O Brasil dá o ar de sua graça. De Ícaro a Rubem Berta, o ímpeto de voar" e ficou entre as preferidas do público.

Veja as imagens
Salgueiro
Com o enredo "Asas de um sonho, viajando com Salgueiro, o orgulho de ser brasileiro", a escola foi uma das que mais agradou no primeiro dia do desfile do Grupo Especial.

Veja as imagens
Tradição
A escola foi a quinta escola a entrar na passarela na madrugada de segunda-feira. O samba-enredo da escola tratou das belezas do litoral do Rio e o processo de colonização no local.

Veja as imagens
Grande Rio
A escola cria polêmica devido ao tema de seu samba-enredo: o Maranhão de Roseana Sarney, assumida pré-candidata do PFL à presidência da República.

Veja as imagens
Unidos da Tijuca
A Unidos da Tijuca trouxe à Marquês da Sapucaí um samba-enredo inusitado: a escola cantou a língua portuguesa em "O sol brilha eternamente sobre o mundo de língua portuguesa".

Veja as imagens
Caprichosos de Pilares
A Caprichosos de Pilares desfilou pela Sapucaí com o samba-enredo "Deu pra ti! Tô em alto astral! Tô com Porto Alegre trilegal!", que falava sobre história do Rio Grande do Sul.

Veja as imagens
São Clemente
Desfile da São Clemente, escola que homenageou o Rio de Janeiro e suas praias em seu enredo. Dois carros da escola quebraram e não passaram na Sapucaí.

Veja as imagens

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).