Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Ciro

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina

Veja os candidatos do segundo turno

Programa de Governo - PPS

Justiça para os brasileiros

Justiça rápida e acessível

- Financiar grande expansão do Judiciário federal, em consulta com os juízes federais, e apoiar os Estados, sobretudo os mais pobres, no esforço de expandir seus judiciários.

- Triplicar em quatro anos o quadro de efetivos da polícia federal. (Ver item 3 sobre "Os problemas do dia-a-dia".)

- Implantar, em colaboração com a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados, centros de assistência jurídica popular em todo o país, para fortalecer a capacidade popular de conhecer e reivindicar os direitos.

- Desenvolver e financiar a justiça de pequenas causas.

- Propor reformas que agilizem tanto o processo civil quanto o processo penal.

- Patrocinar junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional iniciativas que revigorem o mandado de injunção como instrumento para a defesa dos direitos sociais e que fortaleçam outros meios para a defesa dos direitos coletivos e difusos.

- Defender e provocar discussão pública ampla sobre as nomeações para os tribunais superiores federais, sobretudo o STF. Substituir a idéia do controle externo do Judiciário pelo esforço para provocar discussão nacional em torno de cada nomeação para os tribunais superiores: verdadeiro controle social próprio de um país em que o Judiciário, como agente de mudança, atrai a atenção da sociedade e é por ela avaliado.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).