Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Ciro

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina

Veja os candidatos do segundo turno

Programa de Governo - PPS

O Brasil no mundo: integração ativa

Mercosul e América do Sul

- O Brasil continuará sua política de "paciência estratégica" com a Argentina e com seus parceiros do Mercosul. Aceitará o revés momentâneo para poder novamente avançar em seguida.

- O Brasil verá o Mercosul como base regional para a definição e o aprofundamento de estratégia regional de desenvolvimento com características próprias. Dará, portanto, menos ênfase aos atributos rígidos de união aduaneira e mais ênfase à formação de políticas comuns e de instituições comuns, inclusive para a resolução de litígios. O Brasil proporá a multiplicação de empreendimentos comuns com parceiros públicos e privados de outros países do Mercosul.

- Qualquer que seja o destino do Mercosul, o Brasil lutará pelo estreitamento de suas relações políticas e culturais com os outros países da América do Sul e pela construção de um mecanismo próprio de formação de estratégias compartilhadas. Em particular, tratará sua relação com a Argentina como relação marcada por um destino de convergência. O governo federal ajudará a financiar programas de trocas de bolsistas - estudantes, técnicos, cientistas e artistas - entre os países sul-americanos.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).