Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

História - 1910 - Hermes da Fonseca

Salvacionismo militar

Reprodução
O marinheiro João Cândido, líder da Revolta da Chibata, no Rio, lê manifesto
O marechal alagoano Hermes da Fonseca assumiu a Presidência com a promessa de romper com a tradicional política "café com leite" e levar ao Palácio do Catete uma aliança formada por parte do Exército e representantes de oligarquias locais menores, lideradas pelo senador gaúcho Pinheiro Machado.

Logo no primeiro ano de mandato, foi criado o PRC (Partido Republicano Conservador), que deu sustentação ao novo governo e reuniu, sob a chefia de Pinheiro Machado, oligarquias situacionistas do Norte e do Sul.

Nome: Hermes Rodrigues da Fonseca
Natural de:
São Gabriel (RS)
Gestão:
15.nov.1910 a 15.nov.1914
Depois de enfrentar Rui Barbosa na eleição, foi eleito depois da primeira crise da política do "café-com-leite". Foi o Marechal Hermes da Fonseca que promulgou a lei do serviço militar obrigatório.
O governo federal, decretando o estado de sítio com freqüência, adotou a "política de salvação", sob o argumento de que estaria interessado na salvaguarda das instituições republicanas.

A política do novo presidente de intervenção armada nas eleições estaduais buscou substituir lideranças das oligarquias tradicionais por suas dissidências. As intervenções geraram uma grave crise política.

A influência do senador Pinheiro Machado no novo governo era um dos alvos prediletos da imprensa no período. A crítica era de que o marechal eleito deixava-se sempre conduzir pelo aliado gaúcho.

Em 1910, o novo governo enfrentou uma rebelião de marinheiros descontentes com os castigos físicos que ainda imperavam na época. Eram comuns punições aos marujos com chibatadas, uma herança do período monárquico, de um código elaborado no século 18. A chibata utilizada nos castigos era feita com uma corda de linho molhada, atravessada por agulhas de aço. Sob a liderança do marinheiro João Cândido, marujos exigiam ser tratados como cidadãos republicanos, com dignidade.

A revolta foi reprimida pelo governo federal, e as chibatas, abolidas. A rebelião provocoiu uma divisão no interior do movimento militar.

Leia mais
  • Erramos: História - 1910 - Hermes da Fonseca

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).