Folha Online Dinheiro Folha Invest
Folha Invest
22/11/2002

Método ajuda na escolha de fundo de investimento

free-lance para a Folha de S.Paulo

Ser cauteloso apenas não basta na hora de escolher um fundo. É preciso algum método. Para ajudar, Rafael Valdivia, da corretora Hedging Griffo, sugere que o investidor selecione alguns períodos de turbulência _crise da Ásia em 97, a desvalorização do Real em 99 ou os meses de maio e junho deste ano_ quando algumas carteiras amargaram perdas em razão da contabilização de ativos a preços de mercado.

Depois, deve comparar a rentabilidade obtida pelo fundo no qual pensa em investir nesses períodos com a de outros fundos semelhantes. "Assim, o investidor verá como é o desempenho do gestor em momentos difíceis."

Para muitos pode ser uma chatice ir atrás desses dados e ler os contratos de adesão dos fundos recheados de termos técnicos. Mas, lembre-se, é o seu dinheiro que está em jogo. "Se o gerente se recusar a esclarecer qualquer dúvida, por exemplo, esse já será um bom motivo para desistir da aplicação nessa instituição", diz o consultor Fábio Colombo.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).