Folha Online Brasil Governo Lula
Governo Lula

Curiosidades

Pai
Lula só conheceu o pai, Aristides Inácio da Silva, quando tinha 5 anos, numa visita dele ao sertão _três meses antes de o presidente eleito nascer, seu pai havia deixado a mulher e os filhos em Garanhuns (PE) para trabalhar no litoral paulista.

Mãe
A pessoa que mais marcou a infância do novo presidente eleito do Brasil foi sua mãe Eurídice Ferreira de Melo, dona Lindu, que morreu, em 1980, de câncer.

Família
Lula é o sétimo dos oito filhos _cinco homens e três mulheres_ de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo.

Casamento
Luiz Inácio Lula da Silva foi casado duas vezes: com Maria de Lourdes da Silva, que morreu em 1970, e com Marisa Letícia da Silva (a partir de 1973).

Filhos
Com Marisa, Lula teve três filhos _Fábio Luiz, 28; Sandro Luiz, 23, e Luiz Cláudio, 17. Marisa tem ainda um filho (Marcos Cláudio, 31) do primeiro casamento, e Lula, uma filha (Lurian, 29), de um relacionamento com a auxiliar de enfermagem Miriam Cordeiro.

Filme
Seu preferido é ET, de Steven Spilberg, mas o filme que fez Lula chorar foi "O Campeão" (1979), de Franco Zeffirelli, sobre ex-lutador de boxe que prepara volta ao ringue para dar futuro melhor ao filho.

Cozinhar
O novo presidente do país também gosta de cozinhar para os amigos, no fogão de lenha do sítio que tem próximo a São Bernardo do Campo(Grande São Paulo). Sua especialidade é coelho ao vinho, mas por outro lado, segundo ele, não leva jeito para fazer arroz.

TV
Lula tem preguiça de ler livros. Prefere os jornais e a TV, sendo fã de novelas. Ele também evita usar o telefone celular.

Cachaça
O petista também aprecia beber cachaça mineira e fumar cigarilhas, além de gostar de jogar buraco e futebol com os netos.

Nascimento
O petista nasceu de fato no dia 27 de outubro (dia do segundo turno desta eleição), mas foi registrado um ano depois, em 6 de outubro (dia do primeiro turno).

Futebol
Na infância, seu sonho era virar jogador de futebol. Familiares recordam-se dele dizendo que se tornaria um craque famoso, obviamente do Corinthians, seu time.

Viagem
Ele viajou 13 dias num caminhão pau-de-arara, quando migrou com a família de Pernambuco para Vicente de Carvalho, no litoral paulista, para depois, em 1956, mudar-se para a capital.

Alfabetização
Começou a ser alfabetizado aos 10 anos. Em 1961, iniciou o curso de torneiro mecânico no Senai (Serviço Nacional da Indústria), concluindo-o em 1963. Tanto ele como seu vice, José Alencar, só estudaram até a 5ª série do primeiro grau.


Beleza
Além de sua mulher (Marisa), Lula considera símbolo de beleza feminina as atrizes Vera Fischer e Ana Paula Arósio.

Acidente
Ainda em 1963, ele perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente de trabalho numa fábrica no ABC Paulista, quando tinha 19 anos.

Livro
A "Estrela Solitária", de Ruy Castro, obra sobre a vida do ex-jogador Garrincha, é o livro que Lula gostaria de ter escrito.

Tabus
O presidente eleito é favorável à descriminalização da maconha e a favor que casais homossexuais possam adotar crianças.

Irmão
Foi seu irmão José Ferreira da Silva que o colocou em contato com sindicalismo pela primeira vez, em 1969, indicando-o para uma das suplências da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

Sindicato
Em 1972, foi eleito primeiro-secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, que presidido por Paulo Vidal.

Contra
O petista é contra a pena de morte, a obrigatoriedade do serviço militar e também a liberação de experiências com clones humanos.

Apelido
Em 1982, o novo presidente do país acrescentou em cartório o apelido "Lula" a seu nome.

Fundação
Entre 1975 e 1978, foi duas vezes eleito presidente do sindicato. Em 1980, Lula participou da fundanção do PT e, em 1983, da CUT.

Candidato
Em 1982, candidatou-se ao governo de São Paulo com o objetivo de aumentar a votação do partido (mais de 5% dos votos nacionais) e viabilizar o registro do PT.

Mais votado
Em 1986, elegeu-se o deputado federal mais votado do país, com 650.134 votos. Em 1989, candidatou-se pela primeira vez à Presidência da República, o mesmo acontecendo em 1994, 1998 e 2002.

Cirurgia
Em 1988, quando era deputado federal, Lula precisou ser submetido a uma cirurgia para curar a apendicite aguda.

Barba
Lula será o terceiro presidente com barba da história republicana _antes só Deodoro da Fonseca e Prudente de Moraes, ambos do final do século 19.

Patrimônio
Em 2002, Lula declarou à Justiça Eleitoral um apartamento de cobertura em São Bernardo do Campo e um sítio próximo à represa Billings, na grande São Paulo.

Direito
Lula considera que a família tem o direito de decidir pela eutanásia em casos terminais, em que o paciente está sofrendo. Ele também não acha recomendável dar esmolas.

Os Silvas
O petista será o quarto da linhagem dos Silva _também foram presidentes Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (1919-1922), Arthur da Silva Bernardes (1922-1926) e Jânio da Silva Quadros (1961). O vice de Lula, José Alencar, também tem Silva no sobrenome.

Sobreviventes
Dos primeiros quadros da direção do partido, somente dois sobrevivem no PT atualmente. Um deles, é Djalma Bom, afastado das principais atividades partidárias. O outro, é justamente Luiz Inácio Lula da Silva.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).