Folha Online Mundo Iraque
Iraque

Saiba o que é a Liga Árabe

da Folha Online

A Liga Árabe foi criada no Cairo (Egito), em 1945, com o objetivo de realizar troca de informações e solidariedade política entre os países árabes.

Fazem parte da Liga Árabe 22 governos: Arábia Saudita, Argélia, Autoridade Nacional Palestina, Bahrein, Djibuti, Egito, Emirados Árabes, Iêmen, Ilhas Comores, Iraque, Jordânia, Kuait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Qatar, Síria, Somália, Sudão e Tunísia.

Cada um dos membros da Liga Árabe tem direito a um voto e as decisões aprovadas de forma majoritária são adotadas de forma individual apenas para os membros que as aceitaram.

A Liga Árabe se reúne duas vezes por ano, em março e setembro, mas podem haver sessões extraordinárias, mediante a necessidade de algum dos membros e a solicitação prévia de uma cúpula.

A liga possui um secretário-geral, que é nomeado por uma maioria de dois terços dos votos. Sua função é ocupar-se de assuntos financeiros e administrativos, mas a secretaria geral da Liga Árabe está dividida em 14 departamentos que tratam de diferente questões, entre elas políticas, econômicas, sociais e legais.

Com agências internacionais


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).