Folha Online Mundo Iraque
Iraque

Conheça os grupos que se opõem ao ditador iraquiano Saddam Hussein

da France Presse, em Dubai (Emirados Árabes Unidos)

A oposição iraquiana é integrada por formações hostis a Saddam Hussein. Leia a seguir sobre os principais grupos que fazem parte da oposição iraquiana:

  • Assembléia Suprema da Revolução Islâmica no Iraque (ASRII), principal movimento da oposição xiita iraquiana. Sua base está no Irã, foi fundado em 1982, e seu presidente é o aiatolá Mohammad Baqer Hakim. A ASRII pretende estabelecer no Iraque um regime similar ao que existe no Irã. Em setembro de 2000, a ASRII se declarou pela primeira vez favorável a que os Estados Unidos derrubem Saddam Hussein.


  • Congresso Nacional Iraquiano (CNI), coalizão de movimentos de oposição do interior ou do exílio, que agrupa todas as tendências da oposição a Bagdá (radicais islâmicos, comunistas, nacionalistas). Foi criado em junho de 1992, com base em Londres e é sustentado pelo governo britânico. O CNI também recebe, desde fevereiro de 2001, ajuda econômica dos EUA.


  • Movimento pela Monarquia Constitucional, representado por um primo do rei Faysal 2º, do Iraque, destituído em 1958, Al Sharif Ali Bin al Hussein. Este se pronunciou pela restauração de uma monarquia constitucional. Apresenta-se como um movimento federativo popular que compreende membros de outros partidos.


  • Movimento do Entendimento Nacional, com sede em Londres, dirigido por seu secretário-geral, Iyad Alaui. É favorável a um regime democrático pluralista que respeite os direitos humanos. Foi criado em 1976 por dois ex-membros do Partido Baas. Em março de 1991, participou da primeira reunião da oposição iraquiana em Beirute e abriu um escritório de imprensa em Amã (Jordânia), em 1996. Sua diretoria é integrada por dez personalidades civis e um oficial da reserva. Em março de 2002, enviou uma carta à cúpula árabe de Beirute pedindo aos participantes que apóiem a luta contra Saddam Hussein.


  • Partido Democrático do Curdistão (PDC) e União Patriótica do Curdistão (UPC) são as duas principais facções curdas que controlam o norte do Iraque desde a rebelião curda que teve lugar depois da Guerra do Golfo (1991). Após confrontos sangrentos, a partir de maio de 1994, as duas facções rivais dividiram o Curdistão: UPC controla o leste (fronteira com Irã), e o PDC, o oeste (fronteira com Turquia). Em 1998, os dois partidos fizeram a paz sob a mediação dos Estados Unidos.


  • PDC é o primeiro movimento autonômo curdo iraquiano, fundado em 1946 por Mustafa Barzani, pai de Masud Barzani, que assumiu o comando do movimento em 1979.

    UPC foi fundado em 1977 por um ex-dirigente do PDC, Khalal Talabani, que fundiu numerosos movimentos de oposição a Barzani.

  • Oposição Iraquiana Democrática: agrupa principalmente refugiados políticos iraquianos que vivem na Alemanha. Este grupo não faz parte do Congresso Nacional Iraquiano (CNI, principal coalizão de oposição radicada em Londres)A Oposição reivindicou em 20 de agosto de 2002 a autoria da invasão à Embaixada do Iraque em Berlim.



  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).