Folha de S.Paulo Moda
*número três *sexta-feira, treze de setembro de dois mil e dois
Folha Online
 
Texto anterior | Próximo texto | Índice
moda / espelho

da passarela para a vida real

como fazer em casa o look criado pelos maquiadores

Depois de assistir a um desfile, volto para casa com aquela imagem da modelo na passarela: pele perfeita, lábios glossy e olhar marcante. Mas e na vida real? É só copiar? Em frente ao espelho, lembro que a modelo está sob holofotes. Então, a primeira regra é pegar leve. Philippe Chansel é responsável pelo desenvolvimento dos novos produtos da marca canadense MAC, que fez o make da Forum e abre loja no shopping Iguatemi no final do ano. Ele diz que a adaptação de um look da passarela para o dia-a-dia é simples.

"Observe onde está o foco da maquiagem: nos olhos, pele ou boca? É colorido ou neutro?". Uma vez que o deciframos, é só adaptar ao nosso rosto e estilo. Chansel ainda dá uma dica: "Se a atenção está nos lábios vermelhos, mas é uma cor que você não está acostumada a usar, opte por um vermelho mais clarinho, com um leve tom de cereja. Fica mais suave e você não vai estranhar". Ou seja: nada deve ser seguido à risca.

Obviamente, há coisas que funcionam somente na passarela (na página ao lado, veja os sete looks mais bacanas desta temporada). Nas minhas andanças pelos camarins na São Paulo Fashion Week, aprendi que o que tem que estar mesmo impecável é a pele: a base deve corrigir e igualar. Entendi também que o que fica bem nos outros pode não encaixar na gente -por isso as boas marcas têm uma cartela de cores tão grande, para atingir e agradar ao maior número possível de consumidoras. Maquiagem é tão importante quanto a roupa. Diz Phillipe Chansel: "O rosto reflete a atmosfera da moda".

camila yahn
fotos beleza rodrigo marques/studio m3
fotos produtos bruno machado

Veja a galeria
Texto anterior | Próximo texto | Índice
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).