Folha Online Ilustrada Mostra BR de cinema
Mostra BR de Cinema

Curtas

Bélgica

No Ringue

Produção: Bélgica, 2002
Duração: 13 min
Arthur, um medíocre boxeador, acredita ser talentoso no ringue. Quando um empresário inescrupuloso lhe propõe gerenciar sua carreira, ele concorda, mas eis que surge Jeanne, uma mulher que irá lhe abrir os olhos, mas com interesses ocultos.

S.A.D.

Direção: Comes Chahbazian
Produção: Bélgica, 2002
Duração: 16 min
Um homem de aparentemente 50 anos trabalha em um hotel como faxineiro. A monotonia de seu trabalho é quebrada quando ele está limpando um quarto...

Vincent

Produção: Bélgica, 2001
Duração: 4 min
Garoto belga de 10 anos que vive num estranho mundo procura alguém para se comparar. Suas perspectivas são frustradas por um contratempo, mas nada conseguirá tirar as esperanças de Vincent, que sonha por um futuro brilhante e cheio de amor.

Brasil

A La Carte

Direção: Suzy Miltein
Produção: Brasil, 2002
Duração: 20 min
Um antropófago cultural de 200 anos está cansado de levar uma vida em que tem de comer cérebros humanos para adquirir força. Contrata uma biógrafa para perpetuar sua história e inicia uma busca por um sucessor.

À Margem da Imagem

Direção: Evaldo Mocarzel
Produção: Brasil, 2002
Duração: 15 min
Documentário sobre os moradores de rua de São Paulo, que discute a estetização da miséria.

Como Se Morre No Cinema

Direção: Luelane Loiola Corrêa
Produção: Brasil/2002
Duração: 20 min
Memórias do papagaio que participou do clássico brasileiro "Vidas Secas", de Nelson Pereira dos Santos, contracenando com a cadela Baleia.

Dona Cristina Perdeu A Memória

Direção: Ana Luiza Azevedo
Produção: Brasil/2002
Duração: 13 min
Antônio, de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida. E dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória.

Equilíbrio e Graça

Direção: Carlos Reichenbach
Produção: Brasil/2002
Duração: 12 min
O encontro para a cerimônia do chá verde entre o pensador católico da ordem trapista Thomas Merton e o teórico e introdutor do zen no ocidente, T. D. Suzuki, em 1964.

Furos No Sofá

Direção: Ana Beatriz Nogueira
Produção: Brasil/2002
Duração: 14 min
Comédia de situações bizarras que se entrelaçam em quatro consultórios de psicanálise no Rio de Janeiro.

Homem Voa?

Direção: André Ristum
Produção: Brasil, 2001
Duração: 9 min
Curta homenageia o centenário da conquista do prêmio Deutsch de la Meurthe, vencido por Santos Dumont em 1901, em Paris, feito que deu início à sua conquista dos ares.

Mutante

Direção: Rossana Foglia, Rubens Rewald
Produção: Brasil, 2001
Duração: 20 min
Pedro e Julia moram juntos. Pedro adora os Mutantes. Julia quer ser cantora lírica. Pedro gosta das coisas como estão. Já Julia...

No Bar

Direção: Paulo de Tarso Mendonça
Produção: Brasil, 2002
Duração: 8 min
Uma lei obriga os fabricantes de cigarros a colocar determinadas mensagens com fotos nos maços com a intenção de desestimular o hábito de fumar, gerando, muitas vezes, controvérsia na relação vendedor/consumidor.

O Encontro

Direção: Marcos Jorge
Produção: Brasil, 2002
Duração: 12 min
Comédia musical falada em "cinemês", espécie de idioma inventado em que todas as palavras são nomes ou sobrenomes de pessoas ou personagens ligados à história do cinema.

Plano Seqüência

Direção: Patrícia Moran
Produção: Brasil, 2002
Duração: 12 min
Radical. Inventivo. Sedutor. Polêmico. Cafajeste. Rubs conseguiu em sua vida e obra atrair ódios e amores extremos. Não percam suas últimas declarações sobre a fama, o sucesso e os urubus que o rodeiam. As lembranças deixadas por Rubs, um dos maiores astros do cinema brasileiro.

Uma Pequena Mensagem Do Brasil - Ou A Saga De Castanha E Caju Contra O Encouraçado Titanic

Direção: Walter Salles, Daniela Thomas
Produção: Brasil/2002
Duração: 6 min
Dois emboladores desfiam uma música mordaz e engraçada que não poupa nenhum ídolo de Hollywood: de Stallone, "fortão que tomou um bombão", a Leonardo DiCaprio, o astro de Titanic.

Zagati

Direção: Edu Felistoque, Nereu Cerdeira
Produção: Brasil, 2001
Duração: 16 min
Documentário sobre o amor ao cinema. Zagati é um catador de papel na periferia de São Paulo. Ao chegar do trabalho, transforma sua casa seu lar em uma sala de cinema, para alegria das crianças do bairro.

Canadá

As Cordas do Coração

Direção: Jean-Pierre Avoine
Produção: Canadá, 2001
Duração: 14 min
Desiludido com a vida, Jay deixa a esposa e vende seus móveis. Mas dois violinistas conspiram contra a situação de Jay, tocando seu coração com a música.

Casaquistão/Quirguistão

Sobrevôo

Direção: Marat Sarulu.
Produção: Casaquistão/ Quirguistão, 2002.
Um dia na vida de um jovem que quer realizar o ancestral sonho humano de voar. Munido de uma máquina de sua própria fabricação e com a força de seus músculos, ele pretende vencer a lei da gravidade.

Espanha

La Primera Vez

Direção: Borja Cobeaga.
Produção: Espanha, 2001.
Begoña é uma velha mulher ainda virgem. Convencida de que a morte está próxima, decide contratar um michê, Daniel, para satisfazer sua curiosidade sobre sexo.

Estados Unidos

Anatomia da Separação

Direção: Judy Minor
Produção: EUA, 2002
Duração: 9 min
Quando Lorra tenta terminar seu relacionamento com Jake, uma irreverente e inteligente mulher comenta as várias facetas que envolve o processo.

Educadas

Direção: Georgia Lee
Produção: EUA, 2001
Duração: 35 min
Uma escola tem um dia surreal quando Alice, de 15 anos, caminha de mãos dadas com sua melhor amiga Wendy no banheiro das mulheres. Wendy acabara de tentar suicídio e se vê novamente numa grande confusão.

Glaadiador

Produção: EUA, 2001
Duração: 9 min
Um gladiador gay, Maxipadimus, retorna à Roma para vingar a morte de seu amante. Lá descobre que o diabólico imperador, Eminemus, quer pôr um fim a seus planos. No triunfante clímax, Maxipadimus destrói os homofóbicos e coloca Roma na era da liberação sexual.

Life on a String - Laurie Anderson

Produção: EUA, 2001
Duração: 9 min
"Life on a String" é uma reflexão sobre a cidade de Nova York, concebida a partir de cinco canções de autoria da compositora e artista performática Laurie Anderson. O título do filme foi retirado do nome do último álbum da artista, lançado em 2001.

O Último Ataque da Besta

Direção: Gerardo Naranjo
Produção: EUA, 2002
Duração: 12 min
Moses chega a uma cidade que aparentemente foi abandonada às pressas. Depois de beber alguns drinks, passa a realizar suas fantasias. Mas o povo da cidade, que o observa da colina, tenta avisá-lo do perigo iminente.

Panaca

Direção: Dave West
Produção: EUA, 2002
Duração: 13 min
Ed está viajando sozinho pelo México. Ele encontra Anna, uma bela nativa, mas o flerte pode ser estragado pela maldição de Montezuma.

França

Aluga-se

Direção: James L. Franchon.
Produção: França, 2001.
Duração: 13 min
Numa mansão para alugar, um casal feliz passa a ser atormentado por ruídos bizarros. Grande Prêmio no Festival Fantastic’Arts de Gerardmer.

Balibalo

Direção: Marc Andreoni
Produção: França, 2001
Duração: 8 min
Em uma estrada na floresta, um carro e uma motocicleta se chocam. Os dois motoristas bêbados farão de tudo para escapar das evidências.

Esperma de Chocolate

Direção: Bosiljka Simonovic
Produção: França, 2001
Duração: 5 min
Em um café francês, duas amigas discutem muito sobre quase nada. Aos poucos, o assunto sexo passa a vigorar.

Esperando o Próximo

Direção: Philippe Orreindy.
Produção: França, 2002.
Duração: 5 min
Um homem se apaixona dentro de uma estação do metrô. Prêmio do público no Festival de Cannes deste ano.

Gouille e Gar

Direção: Gamer
Produção: França, 2002
Duração: 2 min
Gouille e Gar são duas gárgulas que dividem o topo da asa norte da Catedral de Notre Dame, em Paris, há mais de 750 anos. Depois de tanto tempo juntas, elas já trocam algumas intimidades.

Lavagem Rápida

Direção: Fred Grunenwald.
Produção: França, 2001.
Duração: 5 min
Numa noite em que solidão e confidências se misturam em uma lavanderia, uma garota revela seus segredos a um estranho. Estará ela fazendo a coisa certa?

Maria

Direção: Dominique Bylebyl
Produção: França, 2001
Duração: 9 min
Depois de passar a noite com sua amiga, que acaba de ficar em casa, um homem toma o caminho de sua casa e observa os carros que passam ao seu lado.

Naturalmente

Direção: Christophe le Manse
Produção: França, 2002
Duração: 28 min
Sandra e Benoît são convidados a passar alguns dias com os amigos no sul da França. Quando eles finalmente encontram a casa, descobrem que todos vivem da maneira mais natural do mundo.

Nosferatu Tango

Direção: Zoltán Horváth
Produção: França/Suíça, 2002
Duração: 13 min
Um mosquito se apaixona por um vampiro. Já que os dois vivem em busca de sangue fresco, se jogam em um mondo barroco, bizarro e perigoso.

O Barbeiro

Direção: Jon J. Carnoy
Produção: França, 2002
Duração: 8 min
Em 1943, numa pequena cidade francesa ocupada, soldados vão à barbearia se abrir com um simpático funcionário, inclusive um oficial nazista. O barbeiro terá de tomar uma decisão que poderá mudar sua vida para sempre.

O Beijo dos Outros

Direção: Carine Tardieu
Produção: França, 2002
Duração: 13 min
Os beijos dos outros são revoltantes. Essa é a conclusão de uma adolescente, que, aos poucos, descobre os segredos do prazer.

Primeiro de Agosto

Produção: França, 2002
Duração: 8 min
No primeiro dia de agosto, Vincent encontra-se sozinho na praia, longe de sua mulher e dos filhos. Dando saltos mortais todo dia à mesma hora, ele redescobrirá como sorrir novamente.

Holanda

Jogue Comigo

Direção: Esther Rots
Produção: Holanda, 2002
Duração: 12 min
Uma jovem holandesa está sendo arrastada pelas águas. Enquanto ela, aos poucos, vai sendo tragada pela corrente, relembra acontecimentos do passado, sonhos de amor, raiva e medo.

Inglaterra

Sra. Meitlemeihr

Direção: Graham Rose
Produção: Reino Unido, 2002
Duração: 28 min
Comédia de humor em que Hitler, tentando fugir das tropas aliadas, veste-se de mulher enquanto espera por amigos que o levarão à Argentina.

Tuesday

Produção: Reino Unido, 2002
Estranhos e mágicos acontecimentos mexem com uma pequena cidade no interior dos EUA. Baseado no livro infantil "Tuesday, de David Wiesner, o curta conta com trilha sonora original de Paul McCartney.

Letônia

Flores Frias

Direção: Inara Kolmane
Produção: Letônia, 2001
Duração: 18 min
Nos anos 60, a Letônia era parte da União Soviética. As pessoas viviam vidas idênticas às do vizinho, ouviam as mesmas rádios, vestiam os mesmos sapatos. Mas eles eram diferentes.

México

A La Otra

Direção: Sandra Solares
Produção: México, 2002
Duração: 5 min
María está sozinha, até que encontra José, que a ajuda a encontrar seu caminho.

Encrucijada

Direção: Rigo Mora
Produção: México, 2002
Duração: 10 min
Um pobre diabo decide mudar sua sorte por meio de uma invocação.

La Suerte de La Fea... A La Bonita No Le Importa

Direção: Fernando Eimbcke
Produção: México, 2002
Duração: 10 min
Susy quer tanto perder peso que invoca sem querer sua fada madrinha. Esta lhe concederá três desejos, e Susy os usará para ser a mulher mais bela do mundo.

Paso Del Norte

Direção: Roberto Rochín
Produção: México, 2002
Duração: 30 min
O fenômeno da imigração em massa das zonas rurais no fim dos anos 40 e princípio dos anos 50 no México. Cidades no norte cresceram e comunidades inteiras foram abandonadas no sul.

¿Qué me va a Hacer?

Direção: Alejandra Cordero León
Produção: México, 2002
Duração: 5 min
Uma solitária mulher de meia idade resolve se dedicar a seu prazer favorito: comer pão doce. Mas, na padaria, ela encontra algo que é mais excitante que qualquer guloseima.

Venezuela

Miguelina

Produção: Venezuela, 2002
Duração: 13 min
Pequena cidade na Venezuela acredita que uma das habitantes, Miguelina, está possuída pelo demônio depois que flores e frutos brotam como que por mágica da terra seca.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).