Folha Online Ilustrada Mostra BR de cinema
Mostra BR de Cinema

Mostra Brasil

A Festa de Margarette

Veja programação
Direção: Renato Falcão
Produção: Brasil/EUA, 2000
Duração: 80 min
Pedro sonha em realizar uma grande festa de aniversário para sua esposa, Margarette. Não importa a distância de sua casa até a cidade, o recente aviso de desemprego, a dificuldade em receber o fundo de garantia. Nada disso lhe importa. Seu sonho é maior que qualquer barreira. Mesmo quando o impossível parece se acercar de sua vida, Pedro usa de suas fantasias para atingir seu objetivo intransponível. O filme não tem diálogos e usa os recursos do cinema mudo para contar a história de Pedro e Margarette.

Banda de Ipanema

Veja programação
Direção: Paulo Cezar Saraceni
Produção: Brasil, 2002
Duração: 86 min
Durante o desfile da Banda de Ipanema no ano de 2000, são narrados os então 36 anos de história do famoso bloco. Trata-se de uma homenagem a Albino Pinheiro, seu comandante. São relembrados a vida e as paixões de Albino, a turma do Pasquim, a bossa nova, o cinema novo, o teatro Opinião, Leila Diniz, Tom Jobim, Pixinguinha, além das figuras-chave da banda e vários padrinhos famosos que por ela desfilaram. Também é mencionado o nascimento da esquerda festiva, bem como a atuação fundamental de Albino nas festas e na cultura do Rio de Janeiro, em eventos como o projeto musical Seis e Meia.

35 - O Assalto ao Poder

Veja programação
Direção: Eduardo Escorel
Produção: Brasil, 2002
Duração: 100 min
O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado. O governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até quem era mero simpatizante do Partido Comunista acabou preso. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak 35 - O Assalto ao Poder dá seguimento à série iniciada com 1930 - Tempo de Revolução e 32

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).