Folha Online Ilustrada Mostra BR de cinema
Mostra BR de Cinema

Retrospectiva Alberto Cavalcanti

A Pequena Lilie (La P’tite Lilie)

Veja programação
Produção: França, 1927
Duração: 15 min

Nesta comédia surrealista, a pequena Lilie, alegre em seus 16 anos, prostitui-se depois de enganada por um gigolô, que se passava por seu amigo. Ao tentar escapar da situação, Lilie planeja uma fuga num dia chuvoso, mas é apunhalada selvagemente. O filme é a versão para o cinema de uma música de Gravel e Vence, gravada por Darius Milhaud. O tom é de fábula trágica e impressionista, interpretada pelo diretor Jean Renoir, que faz o papel de gigolô.

Cara de Carvão (Coalface)

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1936
Duração: 12 min

Este experimento em realismo é focado na importância do carvão para a indústria Britânica e nas dificuldades e nos perigos físicos enfrentados pelo mineiros. Cavalcanti foi primeiramente contratado como consultor sonoro. De um lado, o filme mostra um retrato triunfalista da potência industrial britânica; de outro, as miseráveis condições de trabalho nas minas. A marcha subterrânea dos mineiros, com sua sombra alongada que se projeta sobre as paredes da galeria, e o coro surdo que o acompanha, já foram comparados à descida dos Sete Anões às minas de Branca de Neve.

Champagne Charlie

Veja programação
Produção: "Inglaterra", 1944
Duração: 105 min
Idioma: inglês

Comédia vitoriana que evoca a rivalidade de dois cantores, George Leybourne e Great Vance, e a posterior aliança dos dois contra os proprietários de teatros que querem prejudicar suas carreiras. Champagne Charlie foi o apelido artístico que o público e a imprensa deram a George Leybourne, nascido Joe Saunders na cidade mineira de Leybourne, um cantor de espeluncas e cabarés. Para esta obra, Cavalcanti reconstituiu a Londres dos anos 1860.

Correio Noturno (Night Mail)

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1936
Duração: 12 min

Considerado um clássico do British Documentary Movement, que teve seu auge nos anos 30, Correio Noturno foi feito para explicar aos empregados dos correios como era feita a viagem de cargas entre Londres e Escócia. O trabalho de Cavalcanti foi fundamental, pois fundiu com perfeita sincronia os versos do poeta inglês W. H. Auden ("trilhos amontoados como cavalos chacinados") e a música de Benjamin Britten às imagens dos diretores Harry Watt e Basil Wright.

En Rade

Veja programação
Produção: França, 1927
Duração: 50 min

Uma garçonete maltratada pela mãe, importunada pelos clientes e pelos trabalhadores de docas, relaciona-se de forma tímida com Jean, filho de uma lavadeira que sonha com outros horizontes. Um beijo de Jean destrói tudo: assustada, a garota manda embora o pretendente que, desconsolado, se joga no mar.

Filme e Realidade (Film And Reality)

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1039/1942
Duração: 100 min
Idioma: inglês (legendas eletrônicas em português)

Pesquisa sobre o desenvolvimento do documentário desde a sua criação com linguagem cinematográfica, o filme reúne trechos de 59 documentários. Custou a demissão a Cavalcanti pois, segundo os produtores, era por demais eclética e não fazia justiça ao British Documentary Movement. Organizada de forma não cronológica, traz segmentos de filmes de Lumière, Tom Mix, Eisenstein, Dieterle, Méliès, Renoir. Na segunda parte: Allégret e Gide, Flaherty, Cavalcanti (Rien que les Heures), Ruttmann, Eisenstein, Watt, Cavalcanti e Watt (Mar do Norte), Benoît-Lévy, Vigo e outros.

Mar do Norte (North Sea)

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1936/1937
Duração: 31 min

Era para Carl Dreyer ter dirigido este filme. Tanto que escreveu, com Cavalcanti, um roteiro, mas o trabalho foi rejeitado pelos produtores. Assim, o filme foi entregue para Harry Watt dirigir e roteirizar. Mar do Norte trata das dificuldades enfrentadas por homens num barco de pesca durante uma tempestade no Mar do Norte. É ressaltado o trabalho do pessoal em terra, que por meio do rádio consegue fazer com que os pescadores cheguem com segurança à praia.

Mulher de Verdade

Veja programação
Produção: Brasil, 1954
Duração: 88 min
Idioma: português

O malandro Bamba fratura o crânio numa disputa com a polícia. No hospital, apaixona-se pela enfermeira Amélia, com a qual quer se casar, ao sair da prisão. Depois de um último golpe, Bamba muda de vida e se casa com Amélia. Ela, no entanto, precisa esconder o matrimônio, para não infringir o regulamento do hospital no qual trabalha. Não satisfeita, aproveita os inusitados horários de trabalho para se casar com um outro rapaz, levando uma vida dupla. Durante um incêndio, Bamba salva das chamas sua própria mulher e uma festa é organizada para homenageá-lo. A ocasião será decisiva para Amélia.

Na Solidão da Noite (Dead of Night)

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1945
Duração: 102 min
Idioma: inglês

Filme que tornaria Cavalcanti mundialmente famoso. Confinado num chalé, um grupo de pessoas compartilha histórias de coincidências, absurdos e desgraças. H. G. Wells escreveu boa parte delas. Cavalcanti dirigiu dois episódios deste filme. The Christmas Story conta a história de uma garotinha que encontra o fantasma de uma criança assassinada por sua irmã, durante uma festa de Natal. Em The Ventiloquist’s Dummy, uma marionete possui seu mestre, um ventríloquo, que enlouquece. Os outros episódios são The Linking Story e The Hearse Driver, dirigidos por Basil Dearden, The Haunted Mirror, dirigido por Robert Hamer, The Golfing Story, dirigido por Charles Crichton.

Nas Garras da Fatalidade (They Made Me a Fugitive)

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1946/1947
Idioma: inglês

O roteiro deste filme noir foi baseado no romance "A Convict Has Escaped", de Jackson Budd, mas guarda do original apenas a premissa principal, o condenado que foge da prisão. Clem Morgan, um ex-oficial da Real Força Aérea britânica (RAF) não consegue adaptar-se à vida civil. Entra para uma gangue de contrabandistas que, tendo como fachada uma funerária, trafica bebidas, cigarros e drogas dentro de caixões. Mas o líder da quadrilha, Narcy, forja o assassinato de um policial e consegue por a culpa em Clem, além de lhe roubar a namorada. Condenado a 15 anos na longínqua prisão de Dartmoor, Clem é estimulado pela rejeitada ex-namorada de Narcy a escapar. Ele consegue e vai atrás de vingança.

O Canto do Mar

Veja programação
Produção: Brasil, 1953/1954
Duração: 80 min
Idioma: português

A história de retirantes da seca que foram para o litoral, primeira etapa da migração em direção ao sul, encontrando uma sina de loucura, miséria, traições e desesperança da qual o menino-protagonista deseja escapar. Uma das famílias compõe-se do pai envelhecido, inválido e um pouco desequilibrado, da mãe lavadeira, do filho, ainda jovem, mas já encarregado da subsistência dos seus. Seu irmão pequeno morre sem assistência. A irmã vê a miséria acabar com os seus sonhos. A procura de uma saída favorece a desintegração dessa família. O imaginário materno nordestino criado para suportar a alta mortalidade infantil é exposto: a mãe não pode chorar para não impedir a entrada do filho-anjo nos céus.

O Sr. Puntilla e Seu Criado Matti (Herr Puntilla Und Sein Knecht Matti)

Veja programação
Produção: Áustria, 1955
Duração: 105 min
Idioma: português e alemão

Nesse musical, um rico proprietário de terras finlandês é generoso, engraçado, companheiro e bom quando está bêbado. No entanto, se está sóbrio adquire comportamento austero e cruel. Seu fiel criado precisa não só agüentar o temperamento flutuante do patrão como protegê-lo quando ele está com problemas. Cavalcanti fez o filme na Áustria, em 1955, por insistência de Joris Ivens, que lhe queria passar a direção. Essencialmente um documentarista, Ivens não se sentia à vontade dirigindo atores profissionais e histórias fictícias, ainda mais uma comédia. Brecht co-escreveu o roteiro com Cavalcanti. É o primeiro filme do diretor na Europa depois da experiência brasileira.

Pett and Pott

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1934
Duração: 33 min

Pett and Pott é um falso conto moral criado para promover o uso do telefone. Petts investe num serviço de telefonia enquanto o decadente Pott usa seu dinheiro para manter uma empregada em casa. A falta do telefone causa constantes mal-entendidos e discussões inúteis. Entretanto, ter o aparelho significa organização e progresso. Mas Cavalcanti consegue ridicularizar o maniqueísmo inicial, mostrando igualmente odiosas e simpáticas as duas famílias.

Quarenta e Oito Horas (Went The Day Well?)

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1942
Duração: 92 min
Idioma: inglês

Primeira ficção dirigida por Cavalcanti. Uma cidadezinha inglesa do interior é atacada por pára-quedistas alemães disfarçados de soldados britânicos em manobra. Quando os habitantes têm conhecimento da traição, lutam contra o inimigo com a ajuda de um caçador. Baseado num conto de Graham Greene publicado na revista "Collier’s", em 1940, esse thriller fantasioso ambientado na 2a Guerra Mundial foi um esforço de guerra para levantar o moral britânico.

Rien que les Heures

Veja programação
Produção: França, 1926
Duração: 36 min

Documentário sobre a Paris dos anos 20 em forma de "sinfonia urbana". Trata-se de nostálgico estudo dos pobres de Paris, um caleidoscópio impressionista da cidade, filmada com recursos do cinema experimental. Desconhecidos e lugares turísticos são captados por um surrealismo onírico e embalados na poesia rítmica deste tipo de cinema, que tem ecos em Dziga Vertov. Sem trama, mostra o dia de uma grande cidade animadas por silhuetas que emergem do contraste do preto-e-branco.

Simão, o Caolho

Veja programação
Produção: Brasil, 1952
Duração: 90 min
Idioma: português

História de um corretor caolho que quer, de qualquer maneira, recuperar seu olho perdido. Para tanto, submete-se até às experiências de um inventor maluco. O novo olho que consegue lhe dá poderes especiais, como a invisibilidade. Torna-se milionário com corridas de cavalo, envolve-se com magnatas do mercado de carne e decide entrar na política, elegendo-se Presidente da República. O filme foi produzido pela Cinematográfica Maristela um ano depois da saída de Cavalcanti da Vera Cruz, pela qual veio ao Brasil para ajudar na montagem dos estúdios.

Yellow Caesar

Veja programação
Produção: Inglaterra, 1941
Duração: 24 min

Retrato trágico e cômico de Mussolini e da ditadura fascista. Efeitos de montagem que modificam o signo e o sentido do material de origem. O material e as intenções são "realistas", mas o resultado é fantasioso, à exemplo de The Great Ditactor, de Charles Chaplin, feito na mesma época.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).