Folha Online Ilustrada Mostra BR de cinema
Mostra BR de Cinema

Especial Rompendo o Silêncio

Rompendo o Silêncio ("Broken Silence") é uma série de cinco documentários dirigidos pelos cineastas Andrzej Wajda (Polônia), Luis Puenzo (Argentina), Pavel Chukhraj (Rússia), Janos Szasz (Hungria) e Vojtech Jasny (República Tcheca) e produzida por James Moll.

Os documentários são baseados em depoimentos e imagens guardadas na instituição "Survivors of the Shoah Visual History Foundation", criada pelo cineasta Steven Spielberg, em 1994, com a inteção de preservar as lembranças dos sobreviventes do Holocausto.

Algunos Que Vivieron (Algunos Que Vivieron)

Veja programação
Direção: Luis Puenzo
Produção: Argentina/EUA, 2001
Duração: 55 min
Idioma: espanhol (legendas em português)

O argentino Luis Puenzo, diretor de "A História Oficial", realizou "Algunos que Vivieron" a partir de depoimentos de sobreviventes que se instalaram na Argentina e de imagens de arquivo. Puenzo explora ainda as conexões existentes entre alguns momentos negros da história da Argentina com o genocídio, como as afinidades do presidente Juan Perón com o regime nazista, já que ele foi responsável pela entrada no país de muitos criminosos de guerra. "Optei por priorizar os depoimentos de uma dezena de sobreviventes. Não filmei nada. Cada sobrevivente conta a sua própria história e, juntas, elas se tornam um coro. Temos que estar conscientes que o Holocausto pode acontecer novamente em qualquer lugar", disse o diretor. O documentário contou com a assessoria do historiador Haim Avni.

Crianças do Abismo (Deti Iz Bezdny)

Veja programação
Direção: Pavel Tchoukhrai
Produção: Rússia/EUA, 2001
Duração: 57 min
Idioma: russo (legendas em português)

A missão do diretor russo Pavel Tchoukhrai com "Children from the Abyss" é revelar a história das crianças e adolescentes que sobreviveram ao Holocausto nos antigos territórios da União Soviética. O filme narra as terríveis experiências de crianças que viram suas famílias serem dizimadas e sobreviverem sozinhas em territórios ocupados por nazistas. "O nível de informação sobre o Holocausto em meu país é muito baixo e a intolerância é muito alta. Eu acredito que este filme é o meio mais forte para comunicar e ensinar as novas gerações. "Crianças do Abismo" é o mais significante e importante trabalho de toda a minha vida", disse o diretor. O historiador Ilia Altman deu assessoria ao projeto.

Eu Me Lembro (Pamietan)

Veja programação
Direção: Andrzej Wajda e Marcel Lozinski
Produção: Polônia/EUA, 2001
Duração: 55 min
Idioma: polonês (legendas em português)

Andrzej Wajda baseou-se nos depoimentos de quatro sobreviventes poloneses do Holocausto e em imagens do filme "March of the Living" para criar o seu episódio da série "Broken Silence". "I Remember" foi todo realizado em preto-e-branco e sem qualquer narração além dos depoimentos. "O filme foca as dramáticas relações entre poloneses e judeus durante a ocupação da Polônia pela Alemanha", diz o diretor, cujo primeiro longa-metragem, "Pokolenie", também tratava da ocupação da Polônia pelos alemães. Para acentuar essas relações, Wajda incluiu ainda imagens do Papa João Paulo 2o rezando diante do Muro das Lamentações, em Jerusalém. O filme contou com a assessoria do historiador Anthony Plonsky. A produção-executiva foi de Lew Rywin, que já trabalhou com Wajda em "Pan Tadeusz" e com Spielberg em "A Lista de Schindler".

Inferno Na Terra (Peklo Na Zemi)

Veja programação
Direção: Vojtech Jasny
Produção: República Tcheca/EUA, 2001
Duração: 56 min
Idioma: tcheco (legendas em português)

O envolvimento do diretor tcheco Vojtech Jasny com o Holocausto vai muito além da direção de "Hell on Earth". Depois que seu pai foi deportado e assassinado em Auschwitz, Jasny tornou-se um membro ativo da resistência tcheca e atuou ainda como espião dos aliados durante a Segunda Guerra. Tal envolvimento levou-o também a enfocar a vida e a morte em Theresienstadt, o campo de concentração "modelo" na Tchecoslováquia, onde os nazistas levavam os diplomatas para mostrar como os judeus estavam sendo "bem tratados". "Escolhi esse título pois ele é o que mais se aproxima daquilo que aconteceu. Foi um período em que os demônios da mente humana escureceram o mundo. O filme não é apenas um documentário, ele é um filme de horror", conta o diretor. O professor Yehuda Bauer é o historiador que assessorou a realização do documentário.

Olhos do Holocausto (A Holocaust Szemei)

Veja programação
Direção: János Szász
Produção: Hungria/EUA, 2001
Duração: 58 min
Idioma: húngaro (legendas em português)

"Olhos do Holocausto" foi realizado a partir da edição de depoimentos de sobreviventes húngaros do Holocausto, imagens de arquivo e cenas originais, filmadas pelo diretor János Szász. O filme é dividido em segmentos apresentados por uma garota que lê em uma enciclopédia o significado de termos como "anti-semitismo", "gueto", "deportação" e "crematório". "O filme enfoca as experiências dos sobreviventes que eram crianças durante o Holocausto. Dedico o filme ao 1,5 milhão de crianças que pereceram e àquelas que sobreviveram e, por sua vez, vieram a ter filhos", disse o diretor, que é filho de dois sobreviventes do grande genocídio da Segunda Guerra. A produção contou com a assessoria do historiador Randolph L. Braham, também ele um sobrevivente.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).