Folha Online Ilustrada Red Hot Chili Peppers
Red Hot Chili Peppers

Biografia

da Folha Online


Banda de funk-rock de Los Angeles, o Red Hot Chili Peppers batalhou durante anos até atingir sucesso comercial, o que aconteceu nos anos 90, apesar de frequentes mudanças de formação e os problemas relacionados ao vício de heroína e às acusações de indecência.

O núcleo de banda sempre foi o vocalista Anthony Kiedis e o baixista Michael "Flea" Balzary (nascido na Austrália), que se conheceram no colégio Fairfax, no final dos anos 70.

Flea tocou com várias bandas de Los Angeles antes de formar o Red Hot Chili Peppers com Kiedis, em 1983.

Junto com o guitarrista Hillel Slovak (nascido em Israel) e o baterista Jack Irons, que tocava na banda What Is This, os Chili Peppers se apresentavam na região de Los Angeles atrás do sucesso.

Kiedis e Slovak tornaram-se viciados em heroína, e Slovak deixou a banda em 1984, substituído pelo guitarrista Jack Sherman. O Red Hot assinou um contrato com a EMI e lançou seu primeiro álbum no final do ano, com pouca atenção do público. Slovak voltou à banda em 1985 para o próximo disco da banda, "Freaky Styley", mais funk, produzido por George Clinton.

Esse álbum não vendeu bem, embora o grupo tenha começado a ganhar reputação no underground pelas performances vigorosas no palco, frequentemente tocando pelados ou quase.

Várias vezes a banda foi presa depois de se expor fora do palco e por assediar sexualmente as fãs. O disco mais agressivo de 1987, "The Uplift Mofo Party", e o EP "Abbey Road", de 1988, não foram muito bem-sucedidos, e Slovak deixou a banda de novo no início de 88 por conta de seus problemas com drogas.

Ele morreu de overdose de heroína em junho daquele ano. Depois da sua morte, a banda tentou se reagrupar. Velho amigo de Slovak, Irons abandonou a banda _anos depois voltou à carreira musical como baterista do Pearl Jam.

Depois de uma longa procura por um novo baterista, Irons foi substituído por Chad Smith, enquanto o guitarrista John Frusciante entrou no lugar de Slovak.

Com a formação temporariamente estável, a banda gravou em 1989 o seu primeiro grande sucesso, "Mother’s Milk", que ganhou disco de ouro nos EUA e marcou a entrada do grupo no "mainstream".

Depois de trocar a EMI pela Warner, a banda gravou em 1991 "Blood Sugar Sex Magik", com o famoso produtor Rick Rubin. O disco vendeu mais de duas milhões de cópias e rendeu os hits "Breaking the Girl", "Under the Bridge" e "Give It Away". O Red Hot Chili Peppers ficou famoso e tocou no festival Lollapalooza de 1992.

Durante a turnê de 1993, foi a vez de o guitarrista John Frusciante deixar a banda, alegando as pressões de muitos shows, embora rumores afirmassem que ele, também, tinha problemas com heroína. Vários anos depois ele começou uma carreira solo.

Depois de tocar com dois guitarristas diferentes nos meses seguintes, a banda ficou com Dave Navarro, ex-Jane’s Addiction e Porno for Pyros. O grupo tocou com a nova formação no festival Woodstock de 1994, em que apareceram com lâmpadas na cabeça.

Depois de um longo hiato, o Red Hot voltou no final de 1995 com "One Hot Minute", que não atingiu o sucesso de "Blood Sugar Sex Magic". Em 1996, a banda alcançou o nº 1 nas paradas com o single "Love Rollercoaster", da trilha do filme "Beavis e Butthead Fazem a América".

Flea e Navarro lançaram trabalhos solo e se juntaram ao novo Jane’s Addiction, mas, apesar dos boatos de uma separação, o grupo passou o ano de 1997 preparando o novo disco.

Na primavera (dos EUA) de 1998, cinco anos após deixar a banda, Frusciante voltou, substituindo o guitarrista Navarro. No ano seguinte, a banda lançou "Californication", aclamado pela crítica, contendo o hit "Scar Tissue". Em 2001, o grupo se apresentou na terceira edição do festival Rock in Rio. Este ano, lançou o CD "By the Way".


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).